Pinte, desenhe e retoque como um profissional com os melhores mesas digitalizadoras com caneta. Quando você está desenhando, pintando ou retocando fotos em um computador, um mouse só vai te levar até certo ponto. Usar uma tela sensível ao toque pode ser melhor, mas apenas se equipado com uma caneta de última geração. É por isso que a maioria dos artistas digitais e criativos chegam em primeiro lugar para uma mesa digitalizadora. Uma mesa digitalizadora gráfica não apenas imita as formas tradicionais de trabalho, mas também permite que você trabalhe com uma velocidade e precisão que você terá dificuldade em igualar de qualquer outra forma.
No entanto, as mesas digitalizadoras podem ser caros, com preços subindo até R$ 2400 ou mais para modelos de nível profissional. Além do mais, agora estamos vendo dispositivos híbridos de “tela com caneta” que são tanto uma mesa digitalizadora quanto uma tela e, embora possam ser incríveis, os preços sobem a alguns níveis intimidantes. Portanto, antes de comprar uma mesa digitalizadora, você precisa ter uma ideia clara do que exatamente você precisa.
Melhores mesas digitalizadoras
Essas são as melhores mesas digitalizadoras:
No products found.
Melhor marca de mesas digitalizadoras
Essas são as melhores marcas de mesas digitalizadoras:
- Wacom
- Huion
- XP-PEN
O que é mesa digitalizadora?
um dispositivo que se parece com uma placa plana. A mesa contém componentes eletrônicos que permitem localizar com precisão a posição da caneta e alimentar o computador com essas informações.
Vale a pena comprar uma mesa digitalizadora?
A primeira questão que você precisa resolver ao escolher um tablet para desenho é se precisa de uma mesa digitalizadora ou de um tablet comum.A mesa digitalizadora serve apenas para desenho. Ela precisa ser conectada a um computador ou dispositivo eletrônico com tela via cabo USB e, a partir daí, reproduz os desenhos nela feitos em um software específico.
Profissionais que lidam frequentemente com desenhos precisam de mesas digitalizadoras, principalmente na era digital. Elas oferecem maior quantidade de recursos e de precisão, além de já enviarem as artes para softwares de altíssimo nível.
Existem alguns modelos mais baratos indicados para iniciantes, que não precisam de tanto controle e precisão, e para crianças. Se você gosta muito do desenho como hobby, também pode investir em um deles.
Confira as vantagens de uma mesa digitalizadora:
Vantagens
- Ideal para profissionais que lidam com desenhos
- Oferece enorme precisão e controle do desenhista
- Há modelos até para iniciantes
- Conta com softwares próprios de altíssimo nível
- Torna o ato de desenhar muito mais fácil
Desvantagens
- Modelos profissionais podem ser muito caros
- Não tem outras funções além do desenho
Critérios de compra para mesas digitalizadoras
Para garantir que você selecione a melhor mesa digitalizadora para as suas necessidades, existem vários recursos e características que você deseja analisar e comparar cuidadosamente. Para ajudar, compilamos uma breve visão geral dos critérios de compra que o ajudará a definir o melhor produto para você com o melhor preço possível.
- Tela
- Pontos de pressão e precisão
- Resolução, cor e contraste da tela
- Caneta
- Dimensões
- Compatibilidade
- Marca
Quando escolher um tablet simples para desenho?
Se a mesa digitalizadora é profissional demais para você ou se também há o desejo de outras funções, um tablet simples mas com boas funções de desenho pode ser boa escolha.Algumas marcas de tablets investem em telas que facilitam os desenhos.
Tablets têm as mesmas funções que smartphones, mas com telas maiores: Podem acessar as redes sociais, rodar filmes, séries e alguns jogos, servir para leitura e até ajudar em algumas situações de trabalho.
Algumas fabricantes de tablets, sobretudo a Samsung e a Apple, investem em modelos que facilitam o desenho. Eles têm telas mais sensíveis ao toque e canetas especiais que permitem uma precisão acima da média, mesmo que ainda não no nível de uma mesa digitalizadora.
Portanto, se você quer praticar os desenhos digitais por hobby ou até esboçar o começo de uma carreira, mas ainda não deseja um aparelho apenas para isso, pode optar por um tablet avançado com funções extras para desenho e ainda aproveitá-lo para jogar, ver filmes, acessar redes sociais e muito mais!
Como escolher a melhor caneta para desenhar em mesa digitalizadora?
Um aspecto indispensável para desenhar bem em um tablet é ter a caneta ideal.Tablets mais simples costumam acompanhar canetas de ponta redonda, o que é bom para navegação mas dificulta muito o desenho. Você provavelmente precisará adquirir o modelo em separado, a não ser que tenha escolhido uma mesa digitalizadora.
Veja algumas dicas para comprar uma caneta para desenhar no seu tablet:
- Ponta: A caneta ideal para desenho em tablet precisa ter a ponta fina, igual a que usamos na vida real. Existem também modelos com pontas removíveis, permitindo que a redonda seja recolocada no momento da navegação.
- Compatibilidade: Algumas canetas para tablet são universais, mas normalmente não têm grande qualidade. Veja se a caneta escolhida é compatível com o modelo e com o sistema operacional do seu dispositivo.
- Material: Você provavelmente usará muito a sua caneta para desenhar no tablet e precisa que ela seja durável e resistente. Opte por um modelo de alumínio.
Como escolher a melhor mesa digitalizadora para você
Embora existam algumas diferenças técnicas, a maioria das mesa digitalizadoras funcionam da mesma maneira. A área de desenho da mesa digitalizadora cria um campo magnético, e a caneta desenha nele para produzir seu próprio campo magnético, que é rastreado pelos sensores da mesa digitalizadora. Com isso, a mesa digitalizadora sabe onde está a caneta, a velocidade de seu movimento e a força com que a ponta está sendo pressionada contra o quadro. Ele pode até detectar o ângulo em que a caneta está sendo segurada.
Os principais itens aqui são o tamanho da mesa digitalizadora, sua resolução e o quão sensível ele é à pressão. Os comprimidos geralmente vêm em tamanhos em que a área de desenho ativa varia de um pouco menor do que uma página A5 a um pouco maior do que A4. A resolução afeta a sensibilidade à posição e ao movimento da caneta nessa área e geralmente é falada em termos de linhas por polegada (quanto maior, melhor).
Quanto à sensibilidade à pressão, você verá isso descrito em termos de níveis. Não se preocupe muito com os números; embora você veja mesa sdigitalizadoras com 2048 níveis e mesa digitalizadora com 8192 níveis de sensibilidade, você pode ou não precisar do nível mais alto – tudo depende do seu estilo de desenho.
As mesas digitalizadoras de última geração também oferecem sensibilidade à inclinação, onde podem rastrear o ângulo da caneta e usar isso para variar a espessura e a intensidade da linha – ideal para pinceladas extensas ou efeitos caligráficos interessantes. Os fabricantes geralmente especificam o nível de sensibilidade à inclinação; 60 níveis significa que ele pode rastrear 60 graus diferentes de inclinação.
Existem outros recursos que vale a pena observar?
Muitas pessoas se concentram na mesa digitalizadora, mas esquecem a caneta, o que é um grande erro quando você passa muito tempo trabalhando em sua arte. Canetas leves geralmente parecem menos naturais e mais difíceis de trabalhar do que uma caneta mais pesada e robusta, e o que é adequado para usar por uma hora ou mais pode causar um grande desconforto durante um longo dia de trabalho.
A maioria das mesa digitalizadora também incorpora uma variedade de teclas de atalho, que você pode programar para funções específicas em seu software favorito. Contanto que você consiga lembrar o que cada um faz, isso pode tornar mais rápido e mais natural alternar entre diferentes predefinições ou diferentes ferramentas. Alguns até incluem um dial que você pode usar para ajustar as configurações de intensidade ou espessuras de linha.
Embora a maioria das mesa digitalizadora funcione por meio de um cabo USB simples, existem algumas variantes que usam uma conexão sem fio Bluetooth. Isso é bom se você deseja evitar a confusão de cabos ou trabalhar com um laptop onde as portas são escassas, mas você terá que manter mesa digitalizadora abastecido com baterias ou conectá-lo para uma recarga ocasional.
E quanto aos monitores com caneta?
Os monitores com caneta estão chegando no topo do mercado e combinam efetivamente uma mesa digitalizadora gráfico com uma tela secundária. A grande vantagem é que você pode ver no que está trabalhando enquanto desenha na superfície de desenho – um pouco como quando você desenha com lápis ou tinta e papel. Além disso, você pode ter imagens de referência ou barras de ferramentas abertas na tela principal e, em seguida, manter a tela da mesa digitalizadora limpa para funcionar. Isso pode ser brilhante, mas você pode ficar limitado pelo tamanho ou resolução da tela integrada, portanto, não é necessariamente a melhor ideia para todos.
Com uma caneta ou lápis, você tende a olhar para o papel. Com um tablet e uma caneta, você precisa olhar para a tela para ver o que está fazendo. Pode ser desconcertante no início. Não desista. Usuários antigos de tablets gráficos confiam em seus tablets para a maioria das tarefas, especialmente em softwares gráficos. A caneta não é apenas mais ergonômica, mas também fornece um controle preciso.
Ouvir tudo sobre os benefícios de uma caneta sobre um mouse não facilita a troca. O mouse é familiar. Sabemos como usar um mouse com um computador com todos os nossos softwares.
ntes de jogar a caneta no chão e pegar o mouse, reserve um tempo para se familiarizar com o tablet e a caneta fora das pressões do trabalho real. Brinque com ele quando os prazos não estiverem se aproximando. Faça experiências com as configurações. Assim como o software, você não aprenderá todos os truques da noite para o dia. Não é difícil usar uma mesa digitalizadora e uma caneta, é apenas diferente.
Dicas para fazer a transição para uma mesa digitalizadora
- Não tente fazer a mudança sob a pressão do prazo final do projeto. Quando você tem um boletim informativo para enviar ou um design de cartão de visita para entrega, não é o momento para aprender novas ferramentas.
- Pratique o uso de caneta e tablet com as configurações padrão para obter familiaridade básica.
- Defina as configurações da caneta e da mesa digitalizadora, como sensibilidade e funções de botão, de acordo com as suas necessidades. Não tem certeza do que funciona melhor? Experimentar. Você pode voltar a qualquer momento e alterar as configurações se descobrir que não estão funcionando para você.
- Use a caneta para navegar em sua área de trabalho. Pratique abrir e fechar janelas, clicar e arrastar e clicar com o botão direito nos itens.
- Jogar jogos. Usar a caneta e o tablet para jogar é uma forma divertida de clicar e arrastar, com pouco estresse.
- Abra um documento de texto no programa de processamento de texto de sua escolha. Pratique o uso da caneta para destacar o texto e movê-lo. Pratique a seleção de parágrafos, palavras e até caracteres individuais e mova-os para uma nova posição no documento. Isso pode ajudá-lo a se sentir confortável com movimentos pequenos e precisos, mesmo se você planeja voltar para o mouse para processamento de texto.
- Abra seu photoshop favorito e pratique escrever seu nome e desenhar formas simples.
- Abra uma fotografia ou um clip-art em seu software gráfico. Use sua caneta para traçar os elementos da imagem. Pratique o uso das ferramentas de mascaramento para selecionar diferentes partes da imagem. Manipule a foto usando várias ferramentas, especialmente aquelas que você usa regularmente. Sem pressão, isso é apenas para diversão e aprendizado.
- Abra uma imagem e uma imagem em branco lado a lado em seu software gráfico. Na imagem em branco, tente desenhar a outra imagem usando a caneta e o tablet. Use canetas, lápis e pincéis diferentes para tentar imitar o original.
- Faça um pequeno aquecimento todos os dias, como escrever seu nome e jogar uma rápida partida de Paciência antes de começar a trabalhar, até que você se sinta confortável o suficiente com a caneta e o tablet para não pegar o mouse automaticamente primeiro.
Também é importante lembrar que você não precisa usar o tablet e a caneta exclusivamente. Você pode usar um mouse ou outro dispositivo de entrada para programas em que a caneta não oferece nenhum benefício adicional real.