Os melhores robôs aspiradores fornecerão resultados próximos ao que você esperaria de um modelo vertical. Ele deve coletar sujeira e detritos em uma varredura e ser capaz de navegar por sua casa sem perder nenhuma área ou danificar a mobília. Um bom robô aspirador também será intuitivo de usar com uma abundância de recursos úteis, como mapeamento multinível e zonas proibidas.
Alguns aspiradores de pó robóticos também vêm com designs inovadores, como uma base com esvaziamento automático. Se o aspirador de pó do seu robô tiver esse recurso, ele esvaziará o recipiente integrado em uma caixa maior na base de carregamento sempre que estiver cheio, para que você não precise esvaziá-lo com tanta frequência – ideal se você tiver alergias. Também há projetos híbridos de esfregão-vácuo a serem considerados, mas qual você deve escolher?
Melhores robôs aspiradores
Essas são as melhores robôs aspiradores:
No products found.
Melhores marcas de robô aspiradores
Essas são as melhores marcas de robôs aspiradores:
- Ilife
- Eufy
- Multilaser
- Wap
- Xiaomi
- Wyze
O que são robô aspiradores
Um robô aspirador, é um robô que limpa sua casa automaticamente, como um aspirador de pó. Ele pode ter funções inteligentes, como agendamento e mapeamento de ambiente que dão ainda mais praticidade.
A maior vantagem do robô aspirador é a conveniência. Diferente do aspirador convencional, essa versão autônoma pode fazer todo o trabalho por conta própria.
Outro diferencial é que o robô aspirador costuma ser mais silencioso em comparação com um aspirador de pó normal. Os aspiradores robóticos também são mais compactos, podendo ser guardados embaixo das camas ou escrivaninhas ou em armários, enquanto um aspirador de pó normal requer mais espaço.
Como funcionam os melhores robôs aspiradores
A maioria dos aspiradores de robôs consiste em uma ou duas escovas giratórias e uma ou duas escovas giratórias. Eles trabalham em conjunto para trazer detritos grandes e pequenos para o centro, onde o mecanismo de vácuo os suga para a lixeira do dispositivo.
Sujeira, pele, comida, cabelo e tudo o mais que o aspirador coleta são armazenados em uma seção removível. Depois de preenchido, o proprietário normalmente terá que remover a bandeja e jogar tudo no lixo.
Os modelos de ponta geralmente têm a maioria dos modos também, sendo o mais comum:
Automático – o aspirador irá limpar um espaço até que a bateria se esgote
Mancha – o aspirador se concentrará em uma mancha ou mancha particularmente suja
Turbo – o modo mais poderoso (e mais barulhento), usado para coletar a maior parte da sujeira e poeira
Borda – para bordas e cantos difíceis de limpar
Silencioso – para reduzir os níveis de som quando você está em casa
Controle remoto – alguns vêm com um controle remoto para que você possa direcionar para áreas específicas ou locais que você perdeu
Os melhores aspiradores de robôs autônomos também incluem vários tipos de sensores. Sensores voltados para baixo são os mais comuns e ajudam o dispositivo a passar por uma saliência, como escadas. Modelos mais caros têm sensores na parte superior que podem mapear as salas à medida que são limpas.
Os aspiradores de robô básicos podem ser programados para funcionar em uma programação usando os controles do próprio dispositivo. Os modelos de última geração podem ser gerenciados por controladores básicos, bem como aplicativos de smartphone ou até mesmo um alto-falante inteligente.
Programar robô aspirador para limpeza
Com um programador, você pode definir um horário específico durante a semana para o seu aspirador e na hora programada, a máquina irá subir e começar a limpar automaticamente. Você pode até mesmo sair durante o processo. Para quem não se importa em iniciar o limpador manualmente, pode pular este recurso.
Novos modelos de aspirador de pó vêm com capacidade WiFi, permitindo que você agende essa tarefa através do seu smartphone. O dispositivo irá notificá-lo quando a limpeza for feita por conta própria. As notificações de erros ou problemas também podem ser acessadas por meio do telefone.
- Sensores dos aspiradores de pó: O sensor de um aspirador de pó detecta os obstáculos e paredes. Bons aspiradores de pó robóticos detectam e param em uma parede ou mesa antes de atingi-los.
- Ruído do aspirador de pó: O ruído é um fator crítico no funcionamento de um aspirador de pó. Se você planeja limpar enquanto sai, o ruído não deve ser a preocupação. Escolha um limpador de piso com decibéis mais baixos, caso você vá ficar durante o processo de limpeza.
Como escolher o melhor robô aspirador de para você
Antes de começar a comprar um novo aspirador de robô, você deve considerar o que precisa dele e quanto deseja gastar. Você precisará decidir o seguinte:
- Quanto você está disposto a gastar.
- O tamanho do espaço que você deseja limpar.
- Se você precisar de um aspirador para limpar os pêlos de animais.
- Se você deseja controlar o vácuo usando seu smartphone.
A maioria dos aspiradores de pó robóticos se enquadram em duas categorias: modelos de orçamento, que não são inteligentes e custam cerca de R$ 1200 ou menos, e modelos inteligentes que custam mais de R$ 2400. Os modelos econômicos podem ser tão eficazes na limpeza quanto as opções mais inteligentes, mas não são tão inteligentes e geralmente esbarram nas paredes para se orientar. Os modelos econômicos também podem demorar muito mais para limpar devido ao seu padrão de limpeza aleatório. Por exemplo, uma sala de 15 x 15 pés pode levar mais de uma hora para um aspirador de robô de orçamento para navegar.
Os modelos premium vêm com sensores que usam para mapear e lembrar o ambiente antes da limpeza. Por causa disso, sua rota de limpeza é muito mais eficiente – alguns dos melhores aspiradores de robôs que vimos podem limpar o mesmo espaço em apenas 10 minutos, em comparação. Os modelos premium naturalmente também vêm com outros recursos úteis, como conectividade Wi-Fi, compatibilidade com Alexa e Google Assistant e a capacidade de limpar quartos individuais.
Como os robôs aspiradores de pó melhoraram?
Desde que o primeiro Roomba da iRobot chegou ao mercado no início dos anos 2000, a tecnologia de vácuo do robô melhorou muito. Agora você pode encontrar modelos quadrados, além de redondos, e a tecnologia de mapeamento é muito melhor.
Câmeras e sensores ópticos podem ajudar no reconhecimento de obstáculos, e a navegação baseada em LiDAR usa lasers para detectar objetos. Esses recursos não são perfeitos, mas os aspiradores agora são mais hábeis em encontrar o caminho de volta às docas de recarga do que há alguns anos. Outro novo recurso são as caixas de esvaziamento automático, que sugam os detritos do robô para um recipiente na doca de carregamento.
Muitos aspiradores de robôs agora são inteligentes, permitindo que você inicie uma sessão de limpeza em um aplicativo ou perguntando a um alto-falante inteligente. Alguns permitem que você bloqueie cômodos inteiros em um aplicativo, para que você não precise se preocupar com a possibilidade de eles ficarem presos nas pilhas de roupas de seus filhos. Com as câmeras e a conectividade, surgem algumas preocupações com a privacidade.
Alguns recursos interessantes não são universais, como eliminação automática de sujeira e vigilância residencial.
Alguns dos novos recursos com os quais ela está animada – e que são encontrados em muitos, senão em todos os modelos em nosso guia – incluem:
- Navegação avançada: “Muitos dos modelos atuais têm a capacidade de mapear uma casa e lembrar como contornar objetos e ficar longe de locais difíceis. Você também pode programar os robôs para aspirar áreas específicas da casa.” Você também pode definir zonas proibidas que o vácuo deve evitar em seu telefone por meio do aplicativo.
- Capacidade de esfregar: “Os robôs estão evoluindo para multitarefas no cuidado de pisos”. “Além de aspirar, alguns modelos agora têm a capacidade de esfregar, tanto úmido quanto seco.”
- Controle de voz: “Os aspiradores robóticos agora podem responder a comandos de voz, diretamente ou por meio de um sistema externo como o Amazon Alexa.”
- Operação remota: “Você pode iniciar, parar ou controlar seu vácuo robótico com seu dispositivo móvel.”
- Câmeras: “Câmeras foram incorporadas a alguns modelos para ajudar o robô a mapear a sala e permitir que você tenha uma visão do robô durante a limpeza e fique de olho em sua casa enquanto estiver fora.”
- Prevenção de quedas: “ Mesmo com todos os novos recursos e avanços tecnológicos, os aspiradores robóticos ainda não ganharam a capacidade de subir escadas. Muitos modelos agora utilizam sensores para evitar que caiam escada abaixo ou de um nível mais alto.” Todos os robôs em nosso teste foram capazes de detectar penhascos e evitar cair de escadas.
- Eliminação automática de sujeira: um dos recursos mais úteis que está se tornando mais onipresente é a base de carregamento que esvazia automaticamente a lixeira do aspirador. Mesmo as maiores lixeiras precisam ser esvaziadas com o uso regular, portanto, é uma tarefa de manutenção que você precisará realizar uma vez por semana – na melhor das hipóteses. Mas com a doca de esvaziamento automático, a tarefa não é mais necessária. Você simplesmente joga fora e substitui o saco de pó descartável a cada um ou dois meses.
Como usar um robô aspirador de pó
Os aspiradores de pó tornam mais fácil manter sua casa limpa, mas ainda há alguma manutenção regular necessária para melhorar o desempenho e a longevidade e ajudar na qualidade do ar interno.
Execute o aspirador de pó do robô quando não houver ninguém por perto: Andrea Ferro, Ph.D., professor da Clarkson University e presidente da AAAR , e o Dr. Luis Javier Peña-Hernández, especialista em saúde pulmonar e do sono da PCSI, recomendam o uso de seu aspirador de robô em áreas desocupadas. Os aspiradores de robô podem lançar poeira, poluentes e micróbios de volta ao ar à medida que aspira o chão, o que pode levar a uma qualidade do ar interior inferior. “Cada aspirador, incluindo um aspirador de robô, tem o potencial de liberar alguma poeira, partículas e alérgenos de volta ao ar, mas os benefícios ainda superam os riscos”, disse Peña-Hernández.
E execute-o regularmente: Ferro e Peña-Hernández concordam que você deve executar o aspirador robô pelo menos uma vez por semana e mais se tiver animais de estimação e áreas de tráfego intenso. Ferro até sugere que a limpeza diária não é uma má ideia. Eu geralmente coloco meus aspiradores para funcionar de manhã cedo antes de acordar ou quando o nível da minha casa onde o aspirador está funcionando estiver desocupado, especialmente porque eu moro em uma casa grande com três animais de estimação e nenhum sistema HVAC.
Limpe o caixote do lixo e o filtro: se estiver a aspirar regularmente o seu espaço, terá de esvaziar o caixote do lixo e limpar o filtro. De acordo com Peña-Hernández, você deve limpar o filtro do aspirador pelo menos uma vez por semana, ou duas vezes por semana se você tiver um animal de estimação.
Você também precisará substituir o filtro e as escovas a cada poucos meses. Os fabricantes geralmente fornecem orientações no manual do usuário do vac sobre a freqüência com que você deve substituir esses componentes. Um bom sinal de que é hora de substituir seus filtros ou escovas é se eles parecem estar danificados ou se o aspirador não está fazendo um trabalho de limpeza tão bom quanto antes.
Felizmente, muitos modelos vêm com filtros e escovas extras, mas, eventualmente, você terá que comprar substitutos. Os fabricantes geralmente criam links para suas lojas de peças no aplicativo do aspirador de robô, mas você também pode encontrar peças na Amazon, então vale a pena pesquisar por aí. Apenas certifique-se de comprar as peças certas para o seu modelo.
Use-o além de um aspirador tradicional: apesar de quão longe os aspiradores de robôs avançaram na última década, eles não substituirão seu bastão e aspiradores verticais tão cedo.
Como limpar o seu robô aspirador
Como os aspiradores de robôs são projetados para limpar, a maioria de nós esquece que eles também precisam de manutenção regular. Eles têm recipientes surpreendentemente pequenos (alguns com menos de 400ml) e, a menos que você tenha a sorte de possuir um modelo de esvaziamento automático, eles precisarão ser esvaziados após cada execução. Além disso, é uma boa prática cortar todos os fios de cabelo que ficaram emaranhados na escova rotativa, bem como limpar os filtros. Algumas marcas como Eufy, iLife, Neato e Roborock fornecem uma ferramenta de limpeza que pode ajudar nessas tarefas. Os filtros também precisarão ser substituídos – você deve consultar seu manual para obter orientação sobre a freqüência de substituição e onde comprar.
Se você não esvaziar a lixeira ou verificar se há fios de cabelo emaranhados regularmente, isso afetará o desempenho do aspirador do robô. Na verdade, uma lixeira cheia fará com que ele arraste qualquer bagunça pelo chão, em vez de pegá-la.
Se você possui um aspirador de robô conectado ao aplicativo, também pode obter orientações de manutenção e lembretes para quando for a hora de limpar. Alguns até apresentam programações de substituição para que você não precise fazer nenhuma anotação no diário!
Vale a pena comprar um robô aspirador de pó?
Resumindo, sim. Os aspiradores de robô podem ser mais caros do que um aspirador vertical ou sem fio, mas você está pagando pela conveniência adicional de não ter que aspirar sozinho. Os aspiradores robotizados são uma ótima solução para pessoas ocupadas que simplesmente não têm tempo para colocar o aspirador, mas também oferecem uma boa alternativa para quem tem problemas de mobilidade, porque tudo o que você precisa fazer é ligá-los.
Muitos aspiradores de robô lidam bem com pisos de madeira e áreas acarpetadas, mas se sua casa tiver muitas escadas, você precisará de um aspirador adicional para limpá-las. Com muitos aspiradores de robô adequados para programar em seu telefone, você poderá ligar esses dispositivos quando estiver fora de casa e voltar para casa para limpar o chão.
Os aspiradores de robôs pegam pelos de cachorro?
Nem todos melhores robôs aspiradores são projetados para pêlos de animais de estimação. Como as barras verticais normais, as escovas podem facilmente ficar entupidas ou emaranhadas com o cabelo, criando uma situação ainda mais confusa do que antes. Você deve procurar os seguintes recursos se quiser que seu robô supere os problemas de cabelo de seu animal de estimação:
- Uma sucção poderosa. Os pelos de animais domésticos requerem uma sucção mais forte do que a sujeira e a poeira comuns. Procure sucção e velocidade do ar potentes.
- Uma escova de borracha ou silicone. Escovas a vácuo regulares irão embaraçar o cabelo, impedindo uma sucção completa. As escovas de borracha e silicone não causam o emaranhamento do cabelo, mesmo quando confrontadas com cabelos humanos mais longos.
- Um sistema de filtragem. Quer você tenha alergia ou não, a ideia de poeira e caspa enchendo o ar enquanto você passa o aspirador não é a melhor. Procure um aspirador com filtro multicamadas para bloquear alérgenos.