Os ventiladores de teto são uma característica apreciada em muitas residências, pois fornecem uma maneira acessível e, muitas vezes, elegante de tornar os espaços residenciais mais confortáveis. Eles não baixam a temperatura per se; eles criam brisas que circulam o ar, fazendo você se sentir até 4 graus mais frio.
Os ventiladores de teto de hoje vêm em uma ampla variedade de designs e com uma série de recursos para se adequar a todos os estilos de decoração e estilos de vida. Continue lendo para saber como escolher o melhor ventilador de teto para suas necessidades e para descobrir por que os produtos a seguir são as escolhas principais.
Melhores ventiladores de teto
Esses são os melhores ventiladores de teto para você:
No products found.
Melhores marcas de ventiladores de teto
Essas são as melhores marcas de ventiladores de teto:
- Ventisol
- Mondial
- Holshome
- Eastdall
- Delta
- Tron
Ventiladores de teto reduz a temperatura do ambiente em 4 a 5 graus
A maior vantagem dos ventiladores de teto é que eles reduzem a temperatura da sala em cerca de quatro ou cinco graus, independentemente de quaisquer outras circunstâncias. Isso significa que uma sala sem AC fica mais fria, uma sala com uma janela aberta fica mais fria, uma sala grande fica mais fria, uma pequena sala fica mais fria e uma sala com AC ligado fica mais fria.
Ventilador de teto vs. ar condicionado
Há muito debate sobre se é melhor usar ventiladores de teto ou ar condicionado. Do nosso ponto de vista, a primeira opção oferece muito mais vantagens do que as oferecidas pelos aparelhos de ar condicionado. Deixe-nos falar sobre isso:
- Consumo reduzido = maior economia . Os ventiladores de teto consomem muito menos energia do que o ar condicionado, o que os torna muito mais baratos. Um ventilador funcionando em alta velocidade consome, em média, menos de uma lâmpada de 100 W, e pode até resultar em uma economia de até 47% em comparação com outros aparelhos de refrigeração. Além disso, o preço de compra também tende a ser muito mais acessível.
- Fácil instalação e manutenção . Enquanto o ar condicionado requer a instalação de dutos, dispositivos externos, etc., os ventiladores são muito mais fáceis de instalar; eles só precisam de uma tomada no teto. Além disso, embora existam materiais que exijam mais manutenção do que outros, todos eles são projetados de forma que sejam reduzidos ao mínimo e possam ser limpos com um pano macio para evitar arranhões no acabamento. Ventiladores com lâminas de madeira, por exemplo, são ideais para salas, quartos, etc., mas se você quiser colocar um na cozinha, ventiladores de policarbonato ou de metal são melhores.
- Decorativo e versátil . Um leque pode atuar como um elemento decorativo dentro do espaço. Este não é o caso dos condicionadores de ar. Além disso, ao contrário de outros dispositivos de resfriamento, um ventilador pode ser instalado em qualquer cômodo da casa, o que o torna uma opção de resfriamento muito versátil. Por outro lado, é interessante notar que um ventilador não é apenas adequado para o verão, mas também pode ser útil no inverno. Embora os ventiladores sejam normalmente usados para resfriar uma sala movimentando o ar, existem alguns modelos que têm a função oposta. Esta característica permite que as lâminas rotativas retirem o ar quente e distribuam-no pela divisão, de forma a que a divisão seja aquecida mais rapidamente e, assim, contribuam para minimizar o consumo de energia.
- Modelos diferentes dependendo do espaço. Embora os aparelhos de ar condicionado possuam modelos bastante padronizados independente do tipo de ambiente a ser resfriado, dependendo do espaço desejado para colocação do ventilador, este último deve ter um diâmetro ou outro. O tamanho das lâminas também é importante. Por exemplo, para salas de até 13 m2, o diâmetro do ventilador deve ser inferior a 107 cm; para salas entre aproximadamente 13 e 17 m2, um diâmetro de aproximadamente 107 a 132 cm deve ser considerado; finalmente, se a sala mede entre aproximadamente 17 e 28 m2, o diâmetro do ventilador deve ser maior que 132 cm. Para otimizar o desempenho e garantir o funcionamento adequado e a circulação de ar, o ventilador deve ser instalado a pelo menos um metro da parede da ponta de suas pás. E, para cumprir as medidas de segurança recomendadas, o equipamento deve estar aproximadamente 2,6 metros acima do solo.
- Uma escolha mais saudável . Se a saúde e o bem-estar dos usuários que usam um ou outro método de refrigeração ambiente são uma prioridade, é claro que o ventilador é muito menos agressivo do que o ar condicionado. Um ventilador nunca vai te dar dor de garganta, te fazer perder a voz, ou te dar um resfriado … o mesmo não pode ser dito do ar condicionado. Este ponto é sempre muito importante, mas ainda mais quando há crianças ou idosos em casa.
Ventiladores de teto podem mantê-lo aquecido e refrigerado
Os ventiladores de teto funcionam empurrando o ar para baixo, criando uma brisa que ajuda a resfriar a pele por meio da evaporação. Mas, no inverno, as pás de um ventilador de teto podem ser invertidas ou a direção de rotação alterada, de modo que o ventilador puxa o ar para cima. Como o ar quente sobe, o ventilador puxa o ar frio para cima, forçando o ar quente para baixo e distribuindo o calor de maneira mais uniforme por toda a sala, fazendo com que pareça mais quente.
Ventiladores de teto podem diminuir suas contas de aquecimento e resfriamento
A combinação de ventiladores de teto que tornam o ambiente mais fresco e distribuem melhor o calor significa que os termostatos podem ser mantidos em uma temperatura mais alta no verão e mais baixa no inverno. Além disso, como o ar bem circulado mantém uma temperatura mais constante, isso significa que seu termostato não terá que ligar e desligar com tanta frequência, e seu aquecedor e AC não terão que trabalhar tão duro.
Ventiladores de teto podem ser usados ao ar livre
Finalmente, uma das maiores vantagens dos ventiladores de teto é que eles podem resfriar tanto dentro como fora de casa. Na verdade, eles são uma das únicas maneiras de ajudar a reduzir a temperatura em um espaço ao ar livre ou semiaberto, como uma varanda, pátio, deck, marquise ou cozinha ao ar livre . Da mesma forma que funcionam em ambientes fechados, os ventiladores de teto externos circulam o ar para resfriar a pele e vêm com a vantagem adicional de que o ar em movimento pode ajudar a afastar os insetos.
Ventiladores de teto agem como fonte de luz ambiente
A maioria dos ventiladores de teto vem com uma luz embutida ou um kit de luz que pode ser usado para instalar uma luz no centro do ventilador. Como eles geralmente são colocados no centro da sala onde você instalaria uma luz embutida de qualquer maneira, isso significa que podem dobrar para uso como iluminação ambiente embutida na sala. Um bônus adicional disso é que um ventilador de teto pode realmente agregar valor à sua casa, porque oferece funcionalidade adicional no mesmo espaço que um acessório de iluminação básico.
Ventiladores de teto não produzem muita luz
Infelizmente, embora a maioria dos ventiladores de tetos são acessórios de iluminação, a luz que os acompanha (ou que pode ser instalada neles) nem sempre é terrivelmente brilhante, geralmente um pouco menos do que um acessório de montagem embutido padrão. Portanto, embora possam ser usados para fornecer luz ambiente básica, eles podem não fornecer iluminação suficiente para a tarefa e provavelmente precisarão ser complementados por acessórios adicionais.
Os ventiladores de teto podem ser barulhentos
Um ventilador de teto pequeno, perfeitamente equilibrado, limpo e moderno em perfeitas condições deve ser silencioso. Mas a realidade é que com quase qualquer ventilador de teto, com o tempo o peso muda, as lâminas se movem ligeiramente e os parafusos podem se soltar, o que significa que, sem cuidados especializados, eles provavelmente passarão de um zumbido silencioso para um motor um pouco mais pronunciado som que pode manter as pessoas com sono leve acordadas ou ser um pouco perturbador em uma sala silenciosa.
Ventiladores de teto são difíceis de limpar
Qualquer coisa que esteja bem fora de alcance é difícil de manter limpa, mas as pás do ventilador de teto são especialmente assim, muitas vezes exigindo uma ferramenta especial (ou um nível especial de sutileza) para manter as partes superior e inferior das lâminas limpas. Varinhas especiais em postes longos (incluindo alguns acessórios a vácuo) podem tornar o trabalho mais fácil, mas aquelas em um teto muito alto podem até exigir uma escada e cuidados mais frequentes do que uma luminária básica. Além disso, embora os ventiladores de teto estejam entre as opções mais eficientes para resfriar salas com tetos de catedral, quando eles são tão altos, a limpeza (e a substituição da lâmpada!) Pode ser um verdadeiro aborrecimento.
O fato é que, se você instalar um ventilador de teto para funcionalidade, não poderá instalar outra luminária para decoração. Os ventiladores de teto podem ser feitos para serem decorativos – com lâminas feitas com diferentes materiais ou padrões, e corpos e sombras de vidro para combinar com vários tipos de decoração – mas provavelmente não serão tão atraentes ou elegantes quanto um lustre mais convencional.
Contra: Ventiladores de teto podem ser perigosos (para pessoas altas em quartos com teto baixo)
Finalmente, é muito importante levar em consideração a altura de seus tetos e a altura dos membros de sua família (e talvez visitas frequentes de amigos). Em uma sala de teto baixo, qualquer pessoa com mais de um metro e oitenta pode correr o risco de bater a cabeça. Com o ventilador desligado, não é tão ruim, mas com as lâminas funcionando a toda velocidade, ele poderia bater forte o suficiente para tirar sangue. Com tetos altos (ou pessoas baixas), isso não é um problema, mas como o motor, as lâminas e o dispositivo de iluminação combinados podem fazer um ventilador de teto mais alto (e, consequentemente, mais baixo de suspensão) do que você poderia esperar, é definitivamente algo a se levar em consideração.
Como escolhemos os melhores ventiladores de teto
Quando não está quente o suficiente para ligar o ar-condicionado, mas você gostaria de uma leve brisa, os ventiladores de teto podem fazer você se sentir até 4 graus mais frio. Os melhores ventiladores de teto são modelos que atendem às necessidades dos usuários em função e estilo. Nossa pesquisa analisou modelos que podem ser instalados como ventiladores externos ou internos, oferecendo uma gama de opções para ambas as áreas. Também tomamos o cuidado de considerar as velocidades do ventilador e os recursos da luz LED, bem como outras especificações, como extensão da lâmina e fluxo de ar, para garantir que nossas escolhas principais se destaquem da concorrência e correspondam às expectativas dos clientes.
Nossa lista de recomendações cobre uma variedade de estilos, de escolhas modernas e elegantes a opções mais clássicas de acordo com sua decoração. Todos os nossos produtos recomendados apresentam boa eficiência de fluxo de ar e operam o mais silenciosamente possível para evitar incomodar os usuários na sala.