Toda vez que nos viramos, parece que há um novo produto ou ingrediente para cuidados com a pele que nossa rotina simplesmente “tem que ter”. Um ingrediente que parece ter dominado o mundo dos cuidados com a pele da noite para o dia? Os melhores ácidos hialurônicos.
O ácido hialurônico é encontrado em tantos produtos para cuidados com a pele hoje em dia, e muitos dermatologistas juram por ele – mas o que exatamente é? Pedimos aos dermatologistas que explicassem o que é o ácido hialurônico, como ele pode beneficiar a pele e se há algum efeito colateral com o qual se preocupar.
O que é ácido hialurônico?
O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pela pele. É um umectante, o que significa que pode absorver e reter água – como uma esponja molecular.
Dá muito suporte e estrutura à pele. Ele traz umidade, por isso também é responsável por grande parte do teor de água da pele.
Na verdade, o ácido hialurônico pode absorver e reter até 1.000 vezes seu peso em água, tornando-se um poderoso hidratante.
O ácido hialurônico também pode preencher a pele juntamente com seus efeitos hidratantes, o que pode melhorar a aparência de linhas finas e rugas para deixar a pele com aparência saudável e revigorada.
Embora o corpo produza ácido hialurônico naturalmente, a pele é menos capaz de produzi-lo à medida que envelhecemos, tornando mais comum que a pele fique mais seca com o passar dos anos.
As pessoas costumam usar soros ou hidratantes contendo ácido hialurônico para obter um pouco de hidratação extra. (O ácido hialurônico em produtos para cuidados com a pele é uma versão sintética do composto feito em laboratório.) Ele também tem usos além de um tópico superficial, incluindo alguns usos médicos, como ajudar com problemas nas articulações e curar feridas.
“Como dermatologista, uso esse tipo de produto como preenchimento dérmico quando o injeto na pele para ajudar com linhas finas e rugas, bem como para volumizar o rosto.
Quais são os benefícios do uso do ácido hialurônico?
Em primeiro lugar, o ácido hialurônico pode ser um hidratante fantástico. Quando presente em cremes e séruns, penetra na barreira cutânea para ajudar na hidratação.
“Isso pode afetar a pele, tornando as células mais volumosas, mais úmidas, hidratadas e úmidas, e pode minimizar a aparência de linhas finas.
Pode ser especialmente ótimo para pessoas com pele propensa a irritação.
[Para] certas pessoas que têm uma barreira cutânea comprometida, muitos produtos de ácido hialurônico não são irritantes. Eles têm um efeito calmante na pele, se você tem uma condição de pele muito sensível.
Por esse motivo, o ácido hialurônico é frequentemente encontrado em combinação com outros ingredientes de cuidados com a pele que podem ser mais irritantes, como o retinol.
Dá à preparação tópica mais uma propriedade calmante. Pode ser combinado com muitas coisas diferentes.”
Ela acrescentou que certas formulações de ácido hialurônico podem até estimular o corpo a criar seu próprio ácido hialurônico.
O ácido hialurônico tem algum efeito colateral ou risco?
Embora seja chamado de “ácido”, não se deixe enganar pelo nome. O ácido hialurônico não é um esfoliante como o ácido salicílico ou glicólico. Pelo contrário, é um tipo de carboidrato produzido naturalmente pelo corpo.
Como o ácido hialurônico não descasca ou esfolia a pele, geralmente é muito seguro usar.
É muito baixo em efeitos colaterais. Em casos raros, alguns produtos podem ser irritantes, provavelmente aqueles no extremo do espectro com peso molecular extremamente baixo… eles penetram e podem causar alguma inflamação e irritação, mas é raro.
Mais frequentemente, os efeitos colaterais podem ocorrer se você usar um produto contendo ácido hialurônico em combinação com outros ingredientes mais irritantes. O ácido hialurônico por si só é quase sempre seguro e adequado para todos os tipos de pele.
Independentemente disso, ao experimentar produtos que contenham ácido hialurônico, recomenda-se testar primeiro uma pequena área para garantir que você não tenha reação a nenhum dos ingredientes.
Existem tantos produtos que contêm ácido hialurônico no mercado, e pode ser difícil saber por onde começar. Aqui estão alguns dos melhores soros e hidratantes de ácido hialurônico recomendados por dermatologistas e com a melhor classificação.
Leia mais: Top 10 Melhores Pós Translúcidos para Comprar em 2022
O que procurar em um soro de ácido hialurônico
A base certa para o seu tipo de pele
Ao procurar o melhor soro de ácido hialurônico, recomenda descobrir qual base funciona melhor para suas preocupações específicas com a pele. Você deve procurar um produto à base de água [como um gel] se tiver pele oleosa, enquanto um soro à base de óleo ou creme é melhor para pele seca
Fórmulas sem álcool
Soros de ácido hialurônico que contenham álcool. “Uma fórmula com álcool pode acabar ressecando a pele ao invés de hidratá-la.
Fórmulas ricas em antioxidantes
Como os soros são um ótimo veículo para fornecer uma alta concentração de ingredientes ativos à pele, procure um soro de ácido hialurônico que também contenha sua dose diária de antioxidantes. Greenfield observa que o ácido hialurônico funciona bem com a vitamina C, mas também funciona bem com a vitamina B5 e o chá verde, entre outros ingredientes que combatem os radicais livres.