Máscara de solda: Como escolher a melhor em 2021?

Antes de selecionar uma máscara de solda, é importante perguntar o que você precisa fazer.

Esta resposta pode parecer óbvia. Você precisa dele para proteger seus olhos, certo? É claro! No entanto, há uma variedade de outros fatores a serem considerados.

  • Você precisa dele para cobrir o topo da sua cabeça?
  • Sua garganta?
  • A nuca?
  • Você precisa de filtragem de ar ou ventilação?
  • Você precisa de uma lente de sombra fixa ou de escurecimento automático?
  • Quantos sensores deve ter?
  • Você está trabalhando em ambientes fechados ou ao ar livre?

Neste artigo, ajudaremos você a encontrar as respostas para essas perguntas e, finalmente, selecionar a máscara de solda perfeita para suas necessidades.

COMO FOI DESENVOLVIDO O PADRÃO PARA MÁSCARA DE SOLDAGEM MODERNAS?

Máscara de solda

A primeira máscara de solda foi inventada pelo fundador da Fibre-Metal, Frederick M. Bowers, em 1905. Seu projeto inicial parecia mais em casa em um cavaleiro medieval do que no soldador moderno. Ele levou 10 anos para receber uma patente e mais 12 para começar a vender sua invenção comercialmente.

Por muitos anos, as escolhas dos soldadores em proteção para os olhos eram limitadas e os soldadores não prestavam muita atenção aos efeitos nocivos da radiação. Não havia nenhum padrão relacionado a práticas seguras para soldagem antes de 1944, quando o War Standard ASA Z49.1-1944 foi desenvolvido sob os auspícios da American Standards Association. Esse padrão foi atualizado ao longo dos anos para sua versão atual, ANSI Z49.1:2005, que também é a base do OSHA Standard 1915.153.

QUAL TOM DE LENTE EU PRECISO?

De acordo com o guia de seleção em ANSI Z49.1:2005 (AWS F2.2), a cor que você deve usar depende do processo de soldagem que está sendo realizado e da amperagem da corrente do arco.

Soldagem e brasagem podem exigir apenas uma tonalidade 2-4, enquanto a soldagem a arco de alta amperagem pode exigir uma tonalidade 11-14. Para as práticas de soldagem mais comuns, uma lente de tonalidade 8-10 é apropriada.

Uma sombra de lente muito clara não fornecerá proteção adequada contra o arco de soldagem e pode fazer com que o usuário aperte os olhos para bloquear parte da intensidade do arco. Uma sombra de lente muito escura não permitirá ao usuário uma visão suficiente da zona de solda.

Esta é uma razão pela qual os filtros de escurecimento automático ajustáveis ​​se tornaram tão populares para soldadores que realizam uma variedade de processos.

Leia também: Guia com mais de 100 frases para fidelizar pacientes

VOCÊ DEVE USAR UM CAPACETE COM UMA LENTE PASSIVA (TOM FIXO) OU UMA LENTE DE ESCURECIMENTO AUTOMÁTICO?

Máscara de solda

Isso é em grande parte uma questão de preferência pessoal. Soldadores que executam uma variedade de processos normalmente preferem um capacete com um filtro de escurecimento automático que é ajustável em tempo real.

Soldadores que trabalham em condições de luz dinâmica (áreas parcialmente sombreadas ou áreas com fontes de luz brilhantes concorrentes) podem descobrir que os sensores em seus capacetes ADF não funcionam corretamente nessas condições.

Também é possível que sujeira, detritos ou outros objetos bloqueiem os sensores de luz, levando a um funcionamento inconsistente e perigoso do capacete.

É por isso que a maioria dos capacetes de escurecimento automático premium terá vários sensores de luz. Capacetes estilo Pancake e Pipeliner são populares entre os soldadores que realizam regularmente processos de soldagem que geram uma grande quantidade de respingos, como soldagem por bastão (SMAW) e soldagem por núcleo de fluxo (FCAW).

Leia também: Razão Social: O que é? Como definir uma para sua empresa

QUANTA COBERTURA/PROTEÇÃO EU PRECISO?

No mínimo, uma máscara de solda deve cobrir seus olhos e rosto, do queixo ao topo da testa e orelhas. Idealmente, toda a sua cabeça e pescoço estariam protegidos.

Realisticamente, você terá que equilibrar o nível de proteção com o nível de conforto e praticidade.

Se você estiver soldando na altura da cintura com baixa amperagem, um gorro ou boné pode ser proteção suficiente para o topo de sua cabeça. Se você estiver soldando em cima na posição 4F ou 4G, provavelmente descobrirá que um gorro oferece pouca proteção contra o chuveiro de faíscas quentes que chovem sobre sua cabeça.

Alternativamente, se você tem barba, você definitivamente vai querer enfiá-la na camisa ou usar um capacete com um babador resistente ao fogo.

Se o seu ambiente de trabalho exigir que você use um capacete, você precisará de um adaptador ou suporte para permitir que o máscara de solda seja preso ao capacete.

Em espaços confinados, uma máscara de solda tradicional pode não funcionar e uma máscara de soldagem.

Leia também: Consulta de CNPJ: passo a passo + 5 formas de fazer

COMO VOU PROTEGER MEUS PULMÕES?

Embora isso possa parecer uma pergunta estranha de se fazer ao considerar capacetes de soldagem, é uma das mais importantes.

Os riscos de inalação estão sempre presentes no mundo da soldagem e deve ser usado equipamento respiratório compatível com seu máscara de solda. No mínimo, os soldadores devem usar uma máscara com classificação NIOSH N-95 sob seus capacetes para reduzir a quantidade de poeira e partículas que inalam.

Muitos soldadores optaram por atualizar para unidades de respirador purificador de ar motorizado (PAPR) que são feitas especificamente para soldagem e anexadas ao máscara de solda.

Esses sistemas fornecem um fluxo consistente de ar frio e filtrado para o soldador e são altamente eficazes na prevenção de doenças relacionadas à soldagem, como febre de fumaça de metal.

Se você optar por ficar sem proteção respiratória, deve pelo menos garantir que seu espaço de trabalho seja bem ventilado ou que tenha algum tipo de equipamento de extração de fumaça disponível para tirar o ar contaminado do rosto.

Quanto custa uma máscara de solda de qualidade?

Best Budget Welding Helmets under $100

A resposta curta para essa pergunta é “muito menos do que as despesas médicas relacionadas ao não uso de um”. A resposta longa é que depende de quais recursos você deseja.

Máscaras básicas podem ser adquiridos a partir de R$ 239,90 enquanto unidades equipadas com PAPR premium podem custar mais de R$ 3.000,00. Se você não tiver certeza do que comprar, consulte seu fornecedor de solda local.

Eles ficarão mais do que felizes em apontá-lo na direção certa e mantê-lo seguro.

Se você gostou deste conteúdo, sempre poderá saber mais sobre nossos processos consultando nossos outros recursos disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima