Gerenciar seu diabetes nunca é algo que você deve fazer sozinho. Um bom grupo de apoio, um médico instruído e um medidor de glicose confiável são todos componentes necessários para mostrar ao seu diabetes quem manda.
Hoje, estamos nos concentrando no último desses três medidores de glicose. Encontrar o medidor de glicose certo pode parecer bastante difícil no começo. Afinal, existem muitas empresas por aí que afirmam ter o “melhor medidor de glicose”.
Então, para ajudá-lo em sua busca pelo melhor medidor de glicose para ajudá-lo a gerenciar seu diabetes, aqui estão alguns dos medidores de glicose com melhor classificação no mercado hoje!
O que é um glicosímetro?
Pessoas com diabetes têm dificuldade em regular a glicose, um açúcar usado pelo corpo para obter energia. É importante verificar os níveis de glicose no sangue regularmente com um medidor de glicose, pois os níveis de glicose no sangue podem aumentar ou diminuir com base no que você come ou bebe. Manter esses níveis dentro da faixa-alvo ajuda a melhorar a energia e o humor, ao mesmo tempo em que previne ou atrasa complicações graves de saúde, como:
- Doença ocular
- Danos nos nervos
- Doença gengival
- Doenca renal
- Doença cardíaca e acidente vascular cerebral
- Disfunção sexual
- Condições da pele
O que contém um kit de glicosímetro?
Os avanços feitos na tecnologia do glicosímetro são talvez o progresso mais crítico feito no controle do diabetes desde a descoberta da insulina em 1921. Hoje, um kit de glicosímetro normalmente contém:
- Um medidor de glicose (pequeno dispositivo operado por bateria)
- Baterias
- Lancetas (pequenas agulhas)
- O dispositivo de retenção da lanceta (ajusta a profundidade da ponta do dedo dependendo da espessura da pele)
- Tiras de teste (impregnadas com uma enzima específica da glicose que reage à amostra de sangue e é lida pelo medidor de glicose usando tecnologia eletroquímica, muitas vezes vendida separadamente)
- Solução de controle (geralmente vendida separadamente)
- Maleta
- Software de rastreamento ou diário de bordo
- Manual do proprietário
Tipos de glicosímetros
Existem dois tipos de medidores de glicose – padrão e contínuo. Nosso ranking analisou apenas medidores de glicose padrão, que podem ser uma boa opção para pessoas que não precisam de testes frequentes ou injeções de insulina. Esses tipos de medidores medem a glicemia atual usando uma amostra de sangue da ponta do dedo colocada em uma tira de teste e inserida no dispositivo.
Enquanto isso, monitores contínuos de glicose (CGMs) funcionam usando um sensor colocado sob a pele que mede os níveis de glicose em tempo real. As pessoas que podem se beneficiar de um CGM incluem aqueles com diabetes tipo 1, pessoas que precisam de um controle rígido do açúcar no sangue ou não apresentam sinais de alerta de glicose no sangue baixa e aqueles que têm níveis altos ou baixos frequentes. Os CGMs não exigem tantas picadas no dedo e, em julho de 2022, o Medicare eliminou permanentemente a exigência de uma picada no dedo quatro vezes por dia para se qualificar para a cobertura do CGM.
Converse com seu médico sobre qual tipo de medidor de glicose é melhor para você e suas necessidades.
A Importância da Precisão do Medidor
Leituras precisas de sua glicose no sangue são obviamente muito importantes porque você precisa saber quanta insulina você precisa ou se você precisa comer um lanche antes que seu açúcar no sangue fique muito baixo ou muito alto. Mas há outras razões pelas quais a precisão do medidor é tão importante.
- Você coleta dados confiáveis nos quais pode confiar para gerenciar seu diabetes adequadamente e compara números passados e atuais para fazer ajustes em seu plano de cuidados.
- Você pode antecipar melhor os resultados do laboratório quando fizer seus exames regulares e exames de sangue.
- Saiba quais alimentos afetam o açúcar no sangue e como você pode combater quaisquer alterações adversas nos níveis de glicose
- Dose com precisão sua insulina ou outros medicamentos com base em resultados de testes precisos.
Fatores que podem afetar a precisão em um medidor de glicose
Mesmo o medidor de glicose mais preciso do mundo precisa seguir regras e protocolos específicos para garantir quase 100% de precisão. Muitas coisas podem afetar o resultado do teste de glicose. A chave é seguir as instruções do medidor de glicose no sangue, mas também considerar o seguinte:
Técnica de teste
A maneira como você testa pode afetar severamente os resultados. Isso significa que você deve sempre seguir as instruções e evitar o uso de locais alternativos no corpo (fora do dedo), a menos que indicado de outra forma, e sempre verifique se há sangue suficiente na tira de teste para obter uma leitura. Usar a técnica errada de forma consistente pode significar meses de níveis imprecisos de glicose no sangue e, portanto, um controle inadequado do diabetes, o que pode ser muito perigoso.
Local de teste limpo
Pode ser muito fácil ficar com preguiça porque você constantemente precisa verificar seus níveis de açúcar no sangue, mas reservar um tempo para limpar e esterilizar o local do teste e lavar as mãos pode ser a diferença entre um resultado de teste correto e incorreto. Qualquer quantidade de sujeira ou graxa em suas mãos ou perto do local do teste pode afetar o resultado.
Temperatura e Ambiente
Seu medidor precisa ser armazenado em condições adequadas – temperaturas super altas ou super baixas, bem como altitudes mais altas, podem diminuir a precisão do medidor de glicose.
Qualidade do Medidor de Glicose
Sim, a qualidade do medidor é importante! Quando se trata de gerenciar seu diabetes, não seja barato. Seu medidor de glicose também deve atender a todos os padrões mencionados acima.
Qualidade das tiras de teste
Este é um ponto importante a ser seguido: sempre compre tiras de teste que sejam compatíveis com seu medidor de glicose, não tenham vencido e sejam de marca e fabricante de qualidade. Às vezes você pode pensar que comprar tiras de teste a granel economizará dinheiro a longo prazo, mas muitas vezes elas podem expirar ou ser de baixa qualidade e, no final, você pagará o preço com sua saúde.
Calibrando o Medidor
Siga as instruções para configurar e calibrar o medidor quando o receber. A calibração garante que as leituras sejam precisas com base em seu ambiente e suas necessidades específicas.
Alterando Medicamentos
Se você tomar outros medicamentos ou suplementos, sempre verifique com seu médico para garantir que eles não afetarão seus resultados precisos. Curiosamente, o acetaminofeno e o ácido ascórbico (vitamina C) podem apresentar resultados falsificados (geralmente abaixo do normal).
Os medidores mais precisos
Como a precisão é tão importante, analisamos medidores que têm precisão comprovada em dados do setor. Esses medidores de glicose no sangue foram testados de acordo com os padrões da indústria por meio do programa de vigilância. Com base nesses resultados, aqui está nossa lista dos medidores mais precisos disponíveis no mercado hoje.
Encontre o melhor medidor de glicose para você
Se você precisar de mais ajuda para encontrar o melhor medidor de glicose no sangue para ajudá-lo a mostrar ao seu diabetes quem manda.