Melhor Protetor Solar Para Pele Oleosa de 2022

Vamos direto ao assunto: simplesmente não há desculpa válida para não usar o melhor protetor solar para pele oleosa diariamente. Além de procurar sombra, se cobrir e evitar os horários de pico do sol, usar protetor solar é uma maneira crucial de proteger a saúde da sua pele, pois a exposição aos raios UV desprotegida pode causar queimaduras solares, sinais prematuros de envelhecimento e até alguns tipos de câncer.

No entanto, especialmente se você tem pele oleosa, a ideia de colocar protetor solar às vezes pode ser um pouco desagradável – especialmente porque muitas fórmulas no mercado deixam um efeito gorduroso e branco depois de aplicadas. As boas notícias? Existem muitos protetores solares foscos que oferecem um acabamento agradável e não oleoso.

Como escolher um protetor solar para pele oleosa

Melhor Protetor Solar Para Pele Oleosa de 2022

FPS 30 ou superior

Com todos os protetores solares, é importante ir com uma fórmula que tenha um FPS alto o suficiente, porque aquele FPS 15 que você está usando não vai cortá-lo. Normalmente, recomendamos o uso de FPS 30 no mínimo para uso diário regular. Se você vai passar mais tempo ao ar livre, recomendo usar pelo menos FPS 50. Mas se sua pele tende a ser oleosa, há outras coisas que você deve ter em mente além do FPS:

Vá sem óleo

Parece óbvio, mas você ficaria surpreso com quantos protetores solares para pele oleosa são realmente preenchidos com óleos que entopem os poros. Evite ingredientes comedogênicos, como miristato de isopropila, palmitato de isopropila, óleo de soja e óleo de coco. Procure rótulos que digam sem óleo e não comedogênico.

E para facilitar as coisas, muitos varejistas de beleza (incluindo SephoraUlta e Dermstore) permitem que você escolha “sem óleo” como preferência de ingrediente ao peneirar todas as opções, portanto, certifique-se de ativar isso antes de adicionar qualquer coisa ao seu carrinho.

Leia também: Top 10 Melhores Bronzeadores em 2021 (Australian Gold, Cenoura e Bronze e mais)

Procure determinadas palavras-chave no rótulo

Nós entendemos – nem todo mundo tem tempo ou energia para analisar cada ingrediente na parte de trás da garrafa, então fique de olho em algumas palavras-chave, como “matificante”, “absorvente de óleo”, “minimizando os poros, ” “não brilhante” e “desfocado”. Eles são frequentemente usados ​​nos rótulos, embalagens e/ou descrições de produtos para protetores solares formulados com a pele oleosa em mente.

Escolha uma fórmula leve

Gel-cremes? Soros? Loções puras? Estes são todos seus amigos. Basicamente, qualquer protetor solar com uma textura leve é ​​o movimento se você não quiser que seu rosto se transforme em uma mancha de gordura ao meio-dia. Eu procuraria formulações leves, como géis ou loções fluidas e fórmulas foscas. Os protetores solares à base de pó também são uma boa opção para usar sobre um protetor solar para ajudar no brilho.

Em última análise, a fórmula que você escolher – apenas química, apenas mineral ou um híbrido dos dois – se resume à preferência pessoal e ao que parece leve em sua pele. Entre os filtros solares químicos, acho que o octocrileno e o octisalato são mais leves.

Dicas de aplicação de protetor solar para pele oleosa

Melhor Protetor Solar Para Pele Oleosa de 2022

Há muita desinformação por aí sobre como o protetor solar deve ser aplicado. Queremos garantir que você use FPS suficiente para obter proteção total, mas também não desperdice produto desnecessariamente, por isso incluímos algumas dicas importantes.

  • A quantidade de protetor solar recomendada para cobertura total é de 2 mg por centímetro quadrado de pele, o que equivale a cerca de ¼ colher de chá de protetor solar para um rosto maior.
  • Usar menos protetor solar do que o recomendado pode ter sérias repercussões, pois a redução na proteção do FPS seria exponencial. Isso significa que, se você usar metade da quantidade recomendada de um protetor solar com FPS 50, a proteção diminuirá para menos de 10 FPS!
  • Para garantir que você use protetor solar suficiente, mas que tudo penetre, recomendamos dividi-lo em duas aplicações de metade da quantidade necessária. Aplique uma camada, deixe afundar e depois aplique a segunda!
  • Certifique-se de esperar de 15 a 30 minutos antes de sair (ou antes de colocar maquiagem), porque seu protetor solar precisa de tempo para se estabelecer em sua pele e criar uma camada protetora uniforme.
  • Reaplique o protetor solar após 2 horas de exposição ao sol.
  • Se você passou apenas 30 minutos no sol e depois entrou, não precisa necessariamente reaplicar novamente, mas lembre-se de que parte do protetor solar pode ter passado depois de algumas horas.
  • Mesmo o protetor solar à prova d’água provavelmente vai sair um pouco depois que você entrar na água, ou pelo menos depois de se secar com uma toalha! É por isso que você deve sempre reaplicar depois de nadar.

Leia também: Melhor Protetor Solar Para Pele Oleosa de 2022

Protetores Solares Minerais vs. Químicos

Melhor Protetor Solar Para Pele Oleosa de 2022

A distinção entre protetores solares minerais e químicos é complexa, pois eles não são tão diferentes quanto muitas fontes gostam de alegar, e há muita variedade dentro da categoria de “protetores solares químicos”.

Ainda existem algumas distinções fáceis e importantes que podem ser feitas entre fórmulas de protetor solar totalmente químicas e totalmente minerais, e você deve considerá-las ao escolher o tipo que será melhor para você.

Por exemplo, se você tem pele oleosa e sensível, deve ter cuidado ao escolher um protetor solar químico. Alguns dos ingredientes protetores solares não minerais mais comuns usados ​​na América do Norte (especialmente avobenzona) podem ser irritantes para a pele. Você pode querer evitar completamente os protetores solares químicos e ficar com os minerais. 

No entanto, os protetores solares minerais também têm uma grande desvantagem; portanto, se sua pele se sai bem com os químicos, talvez você não queira se esforçar. O problema com os protetores solares minerais é que eles podem deixar um tom branco persistente sobre a pele, o que é especialmente problemático para pessoas com pele mais escura.

Eles também costumam ter uma textura mais pesada, para que pareçam gordurosos ou se misturem estranhamente com os óleos que sua pele produz. Há exceções, é claro, com protetor que consegue evitar o tom branco e o peso através de uma formulação muito cuidadosa.

Muitos protetores solares minerais recebem um tom, que é outra maneira de evitar um tom branco. Em alguns casos, um tom mais forte pode fazer o protetor solar funcionar como uma base leve para uniformizar o tom da pele.

Rolar para cima