Top 10 Melhores Hidratantes para Pele Seca em 2022

Não importa o lugar em seu corpo, a pele seca pode ser uma luta – especialmente quando essas manchas secas, flocos e manchas de coceira estão no rosto. Um bom hidratante, no entanto, pode reidratar a pele ressecada, aliviar a inflamação e melhorar a textura áspera. Não sabe como encontrar o caminho certo para você? Comece procurando fórmulas ricas, no lado mais grosso, e que contenham ingredientes hidratantes como manteigas e óleos (em vez de água).

Aqui vamos mostrar para você os 10 melhores hidratantes para pele seca. Boa leitura!

Como selecionamos os hidratantes para pele seca

Top 10 Melhores Hidratantes para Pele Seca em 2022

Para encontrar os melhores hidratantes para a pele seca, pedimos a dois dermatologistas que nos dissessem o que procurar e evitar ao escolher um produto que ofereça uma hidratação profunda e duradoura. Eles sugeriram a escolha de hidratantes feitos com uma combinação de ingredientes umectantes e oclusivos para atrair mais água para a pele e depois retê-la, criando uma barreira contínua. Eles também enfatizaram a importância de encontrar produtos que contenham emolientes como ceramidas e manteiga de karité, já que eles funcionam como a “cola” que mantém a pele unida e forte.

Vasculhamos a internet em busca de hidratantes formulados para hidratar o rosto e o corpo, observando quando um produto poderia fazer dupla função (e quando era destinado apenas ao rosto ou ao corpo). Também procuramos hidratantes faciais com benefícios extras, como proteção SPF e hidratação colorida para camadas sob a maquiagem.

O que procurar em hidratantes para pele seca

Ingredientes

Mencionamos anteriormente que você está procurando a maioria, se não todos, dos três tipos de ingredientes ao escolher um hidratante para pele seca: umectantes, emolientes e oclusivos. 

  • Os umectantes atraem água para a epiderme, tanto da atmosfera quanto da derme para a epiderme; ácido hialurônico e glicerina são umectantes. Os umectantes geralmente são encontrados em loções ou soros leves.
  • Os emolientes apresentam água e óleo e são a argamassa, ou blocos de construção, entre as células da pele, que mantêm a pele flexível, lisa e elástica; óleo de jojoba e manteiga de karité são emolientes. Os emolientes podem vir na forma de loções, cremes ou pomadas. As loções têm o maior teor de água, tornando-as de rápida absorção, os cremes têm um equilíbrio entre os dois para permanecerem não gordurosos e os emolientes têm um teor de óleo mais alto e são melhores para secura severa.  
  • Os oclusivos criam uma barreira entre a pele e o ambiente, bloqueando a perda de água transepidérmica; petrolato, esqualeno e álcool cetílico são oclusivos. Os oclusivos são os hidratantes mais pesados ​​(e mais gordurosos) – pense em vaselina. 

Em geral, pessoas com pele seca devem procurar hidratantes que contenham os três tipos de ingredientes, mas dois deles definitivamente devem aparecer juntos: umectantes e oclusivos. Para que qualquer ingrediente umectante seja eficaz, ele deve ser combinado com um ingrediente oclusivo ou então a água retirada da pele através do umectante simplesmente evapora (em vez de ficar “presa” na barreira oclusiva). Os emolientes geralmente fazem o trabalho de umectantes e oclusivos, tornando-os uma ótima opção para pessoas com pele seca. 

Leia mais: Top 10 Melhores Hidratantes Corporais em 2022

Consistência

Top 10 Melhores Hidratantes para Pele Seca em 2022

Hidratantes para pele seca vêm em diferentes texturas e fórmulas: loções, cremes, géis e pomadas. Como você sabe qual você precisa? Depende da parte do corpo que você deseja hidratar, bem como da gravidade da sua pele seca.

As pomadas tendem a ser as mais hidratantes, mas algumas são comedogênicas e outras simplesmente não são agradáveis ​​de usar”, explica ela. “As loções geralmente são à base de água e não são tão boas para a pele seca, e os géis… muitas vezes têm propriedades adstringentes.

Em outras palavras, um creme ou bálsamo costuma ser sua melhor aposta, mas há exceções. Se você está procurando um hidratante para o corpo e não se importa com uma sensação mais oleosa, uma pomada lhe dará mais hidratação. Pessoas com pele propensa a acne podem querer pular qualquer coisa que envolva uma base de óleo, mas se você optar por um gel, certifique-se de que não seja muito agressivo. 

Leia mais: Hidratante Victoria’s Secret: Conheça os melhores produtos

Área do corpo

Se você está se perguntando por que precisa de um hidratante separado para o rosto e o corpo, tudo se resume aos poros. 

A principal diferença [entre hidratantes faciais e corporais] é que os hidratantes faciais geralmente não são comedogênicos, o que significa que eles não causam comedões – também conhecidos como poros entupidos, também conhecidos como acne. Então, embora geralmente não haja problema em usar um hidratante facial no corpo, o inverso não é necessariamente verdadeiro.

Isso depende da sua pele única, mas em geral, você deve optar por um hidratante mais suave e não comedogênico para o rosto e, em seguida, algo extra rico e hidratante para o corpo. Alguns produtos podem fazer dupla função – como o Creme Hidratante CeraVe que escolhemos como nosso melhor em geral – mas isso é mais incomum do que você imagina.

Perguntas frequentes

Top 10 Melhores Hidratantes para Pele Seca em 2022

Qual é a melhor maneira de aplicar hidratante para pele seca?

ordem da sua rotina de cuidados com a pele é importante para a máxima eficácia de hidratação. Aplique hidratante dia e noite após o sérum e antes do protetor (durante o dia). E quando você aplica hidratante também importa. Seja no rosto ou no corpo, os dermatologistas recomendam ensaboar imediatamente após a limpeza ou o banho, quando a pele ainda estiver úmida . Aplicar hidratante imediatamente após o banho ou a limpeza permite que o produto retenha um pouco da água na pele, evitando que ela evapore.

Por fim, quando sua pele estiver super seca ou enfrentar o frio rigoroso do inverno, adicione uma camada extra de proteção à sua pele. Um ingrediente oclusivo, como a glicerina, pode ser benéfico, suavize o Aquaphor sobre seu hidratante em pontos extra-secos ou desconfortáveis ​​para criar uma barreira que reterá a umidade e protegerá a pele de mais danos.

Quando você deve aplicar um hidratante para a pele seca?

Você deve sempre aplicar um hidratante quando sua pele estiver um pouco úmida. Isso ajudará a selar a umidade em sua pele e mantê-la hidratada. Use-o após a limpeza e aplicação do soro, bem como depois de lavar as mãos.

Com que frequência você deve usar um hidratante para pele seca?

Isso depende da área que você está hidratando. Geralmente, é recomendado hidratar o rosto duas vezes ao dia para manter a hidratação. Para o seu corpo, é o quanto você precisa. Se você tem as mãos secas, pode aplicar hidratante depois de lavá-las para mantê-las macias e hidratadas.

Leia mais: Top 10 Melhores Hidratantes para o Rosto em 2022 (Nivea, Vichy e mais)

Um hidratante para pele seca deve incluir protetor solar?

Não necessariamente. Se você tem um protetor solar alocado para suas necessidades diárias de proteção solar, não há razão para comprar um hidratante com protetor solar. Hidratantes para uso noturno não precisam ter protetor solar.

Um hidratante à base de água ajudará a prevenir acne?

Com certeza pode ajudar. Embora as pessoas com pele seca geralmente procurem hidratantes à base de óleo para não ficarem muito ressecadas, isso pode ser um problema se sua pele seca também for propensa a poros entupidos e acne. Escolher um hidratante sem óleo rotulado como não comedogênico significa que o produto provavelmente não obstruirá os poros.

Ele ainda precisa ser super hidratante, e é aí que um hidratante à base de água. Com um hidratante à base de água, você estará se deliciando com uma hidratação profunda, mas sem adicionar excesso de óleo em sua pele já propensa a acne.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima