Top 10 Melhores Shampoos Automotivos em 2022 (com Cera, Neutro e mais)

Os melhores shampoos automotivos são uma coisa simples, na verdade, mas agora há mais opções do que nunca, variando de caras e premium a opções de baixo custo, então qual é o melhor? É aí que entra esse teste.

Testamos todos os nossos xampus usando o método de ‘dois baldes’, mantendo um balde com água limpa e sabão e outro separado para enxaguar a luva ou esponja suja. Certificamo-nos de que o carro em que testamos nossos produtos não estava quente quando o lavamos, para evitar que seque muito rapidamente, e depois o secamos com um pano de microfibra limpo para que pudéssemos avaliar o acabamento em todas as superfícies, incluindo a pintura, cromagem e rodas.

O que o shampoo automotivo faz?

Top 10 Melhores Shampoos Automotivos em 2022 (com Cera, Neutro e mais)

Ao contrário de alguns dos melhores limpadores de estofamento e limpadores de couro, o objetivo principal do xampu para carro é remover efetivamente a sujeira e os detritos do lado de fora do veículo.

Hoje em dia, porém, o xampu para carros se ajustou um pouco para executar tarefas específicas e, em alguns casos, até polir o veículo durante o processo de limpeza.

Por exemplo, agora você pode comprar xampus desenvolvidos para combater substâncias ácidas como insetos e seiva de árvores, além de fórmulas contendo cera para deixar um excelente brilho.

Como funciona o shampoo automotivo?

O shampoo automotivo é normalmente composto de surfactantes, também conhecidos como agentes ativos de superfície, que são essencialmente moléculas de duas partes em que uma extremidade ama a água e a outra a sujeira.

Quando você aplica xampu em seu veículo, os surfactantes atacam qualquer sujeira, envolvem-na e depois a suspendem na água para que possa ser facilmente enxaguada.

Como usar shampoo automotivo?

O primeiro passo para limpar o carro é misturar um pouco de xampu com água em um balde conforme as instruções do fabricante.

Misture os dois e, em seguida, use uma esponja para aplicar a solução em todo o veículo. É altamente recomendável que você comece a limpar no topo do seu carro e trabalhe para baixo para que a água escorra sobre as áreas que você ainda não limpou.

Depois de limpar todo o carro, enxágue qualquer resíduo de sabão e seque com uma toalha ou pano para evitar riscos e manchas de gotas de água.

O shampoo automotivo pode danificar a pintura?

Top 10 Melhores Shampoos Automotivos em 2022 (com Cera, Neutro e mais)

A resposta a esta pergunta dependerá do shampoo do carro. Por exemplo, shampoo contendo ingredientes ácidos pode ser levemente abrasivo para a pintura; no entanto, você não deve notar nenhum dano, a menos que limpe demais o veículo.

Por outro lado, xampus neutros para carros devem ser totalmente adequados para uso em seu carro e não devem danificar muito a pintura.

Dito isso, a maioria dos produtos de limpeza de carros pode causar algum dano ao longo do tempo, pois você corre o risco de deixar arranhões ou redemoinhos na superfície. Não necessariamente nos preocuparíamos com isso, porque deixar o carro coberto de sujeira também pode ser prejudicial.

Diferentes tipos de shampoo para carro

Existe uma grande variedade de shampoos para carros no mercado agora. Você precisará combinar o shampoo com o tipo de resultado que deseja alcançar. Aqui está uma variedade de diferentes tipos de xampus para carros que você precisa considerar.

Shampoo de lavagem suave para carro de manutenção

Este tipo é a variedade de shampoo de carro com pH neutro e não remove cera ou selante. Este é o shampoo automotivo perfeito para veículos recém-detalhados ou previamente tratados para remover a sujeira do carro e manter a proteção já aplicada.

Leia mais: Top 10 Melhores Aromatizantes para Carros em 2022

Shampoo à base de cera

Na maioria dos casos, esses shampoos são comercializados como produtos de lavagem e cera. Isso significa que o xampu é formulado para deixar uma leve camada de cera durante a lavagem, o que aumentará ainda mais o brilho e a cor da tinta.

Shampoo para carros pesados

Enquanto a lavagem suave tem pH neutro, os shampoos de preparação têm uma fórmula mais forte e ácida. Ele fornece limpeza superior ao quebrar a sujeira e a sujeira enquanto remove a cera ou o selante da tinta. Como tal, este tipo de champô para automóveis deve ser aplicado com cuidado, pois pode causar manchas ou corrosão se deixar secar. Este é o shampoo automotivo ideal se o seu veículo for polido, encerado ou corrigido na pintura posteriormente.

Leia mais: 10 Melhores Suportes de Celular Para Carro em 2022

Shampoo de espuma de neve

Existem shampoos para carros que podem ser usados ​​como agentes de espuma de neve. O objetivo é usar uma lança de espuma de neve para pulverizar uma espessa camada de espuma em toda a superfície externa do veículo. Deixe a espuma agir por cerca de um ou dois minutos e enxágue bem. 

Shampoo de manutenção de revestimento cerâmico

Se o seu veículo foi previamente tratado com revestimento de quartzo ou cerâmica, a proteção durará mais se você lavar a pintura com xampu de manutenção do revestimento. Este tipo de shampoo para carros é relativamente novo na indústria. É formulado para limpar o veículo e proteger o revestimento cerâmico que já está na sua pintura.

Posso usar detergente para louça se não tiver shampoo para automóvel?

Top 10 Melhores Shampoos Automotivos em 2022 (com Cera, Neutro e mais)

Não, o detergente para a louça contém uma grande quantidade de sal e outros produtos químicos que podem causar muitos danos à pintura. Sempre use um dos shampoos para carros.

Preciso encerar meu carro se usar um shampoo de lavagem e cera?

De um modo geral, um shampoo de lavagem e cera contém uma pequena quantidade de cera. Estes são ótimos para completar a cera pré-existente que está no carro. No entanto, eu não recomendaria isso como a única forma de proteção no carro. Uma cera verdadeira é uma opção muito melhor.

Se meu carro estiver extremamente sujo, devo usar mais shampoo do que o sugerido na embalagem?

Não, isso seria um desperdício. Os fabricantes determinaram a quantidade máxima de xampu necessária para realizar uma limpeza profunda do carro. Ao usar mais do que isso, está apenas custando dinheiro. Também pode causar degradação prematura de quaisquer ceras ou selantes que você tenha no carro.

Leia mais: 10 Melhores Assentos Elevação 2022 Cadeirinha para Carro

Realmente importa qual shampoo para carro usar?

Sim! Diferentes fórmulas de xampu para carro podem fazer coisas diferentes para o seu veículo.

Se o seu veículo já foi previamente tratado com revestimento cerâmico, é sempre melhor lavar o veículo com um shampoo automotivo para acabamentos cerâmicos ou Nanorevestidos. Usar uma mistura mais áspera apenas removerá a camada protetora da tinta.

Posso usar detergente líquido ou líquido de fada?

Não para nada além de remover completamente a tinta antes de um detalhe completo. Veja bem, alguns shampoos não são tão concentrado quanto o xampu para carros e é projetado para cortar coisas como graxa, que não é necessária em seu carro.

Também é indicado para a limpeza de produtos como pratos de porcelana e talheres de inox, produtos que manuseiam facilmente esse agente de limpeza abrasivo. A pintura do seu carro é muito mais frágil, por isso, se decidir usá-la, aproxime-se com cautela.

É melhor usar um shampoo de carro para lavar e encerar?

Não exatamente. Acho que depende do estado da tinta e do que você procura no processo de lavagem.

Se você comprou um shampoo para lavar e encerar como uma solução completa para limpar e encerar seu carro, tenho más notícias para você. Esses produtos são ótimos apenas para tintas recém-enceradas. Se o seu carro precisar ser encerado, nenhuma quantidade de xampu para carro pode fornecer o brilho e a proteção necessários do que uma cera adequada e desbotará muito mais rápido do que a cera para carro aplicada corretamente.

Como posso evitar manchas de água?

Existem duas coisas que você pode fazer para evitar manchas de água ao lavar seu veículo: nunca lave o carro sob luz solar direta (ou quando as superfícies estiverem quentes ao toque) e use um filtro de água.

Manchas de água ocorrerão com água dura e, por sua vez, secam na tinta. Você também pode obter marcas de xampu para carro, pois a espuma seca e endurece na pintura.

A chave é enxaguar rapidamente o carro e depois secá-lo rapidamente. Alternativamente, você pode usar coisas como um filtro de água que irá remover quaisquer contaminantes da água e significa que você nunca mais terá marcas de água. O shampoo automotivo específico foi projetado para não secar nos carros, o que ajuda em climas quentes ou particularmente ensolarados.

Preciso usar uma luva de lavagem?

Sim, especificamente luvas de lavagem de lã de cordeiro ou microfibra. Quando usadas em conjunto com shampoo para carro, essas luvas de lavagem levantam e removem suavemente a poeira e a sujeira para evitar arranhões ou estragar o acabamento. Se você é um defensor da produção de um acabamento limpo e sem arranhões, sempre use uma luva de lavagem ao lavar seu veículo.

Com que frequência devo lavar meu carro?

Como regra geral, é uma boa prática lavar o carro pelo menos uma vez por semana ou uma vez a cada duas semanas. Você também deve reservar um tempo para polir a tinta pelo menos a cada seis meses e aplicar uma camada de cera pelo menos a cada três meses para proteger ainda mais a pintura contra contaminantes e danos causados ​​pelos raios UV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima