A pulseira magnética foi popularizadas como um tratamento alternativo para aliviar a dor e tratar problemas de saúde. Ímãs estáticos são usados em itens de joalheria, geralmente pulseiras, para tratar teoricamente doenças e dores. Acredita-se que eles tenham propriedades que melhoram a circulação e diminuem a inflamação para aliviar a dor através do campo magnético criado pelos ímãs.
O magnetismo foi descoberto pela primeira vez em 600 aC. Diz-se que os poderes curativos dos ímãs entusiasmaram Cleópatra, mas sua verdadeira compreensão e potencial só foram realizados no século XX. A primeira forma de magnetismo foi encontrada na forma de uma magnetita mineral chamada magnetita que contém óxido de ferro. Os gregos foram os primeiros a descobrir isso quando perceberam a capacidade das pedras de atrair outros pedaços de ferro e metais magnéticos.
Magnetismo e sua popularidade hoje
Atualmente, nos últimos anos, a terapia magnética recuperou parte de sua popularidade anterior através do uso de alto perfil por vários esportistas e celebridades que buscam alívio de lesões. Além disso, há uma maior variedade de pulseiras magnéticas, pulseiras e joias disponíveis, muitas das quais podem ser consideradas peças de joalheria atraentes por si só e não apenas dispositivos médicos alternativos.
Os usuários atuais de celebridades incluem
- Leonardo DiCaprio
- Sir Anthony Hopkins
- Bill Clinton
- Michael Jordan, estrela da NBA
- Jack Nicklaus, Golfista Profissional
- John Fantham, ex-jogador de futebol profissional
- Ronnie Loll, ex-jogador de futebol profissional
Então, a pulseira magnética realmente funciona?
De acordo com a grande maioria das pesquisas, a resposta é não. afirmações de Davis e um estudo de 1976 foram amplamente refutadas, e há pouca ou nenhuma evidência de que as pulseiras magnéticas tenham algum futuro no controle da dor.
UMA Revisão de 2007 da pesquisa concluiu que as pulseiras magnéticas não são eficazes no tratamento da dor causada pela osteoartrite, artrite reumatóide ou fibromialgia. Outra Fonte confiável, de 2013, concordaram que as pulseiras magnéticas e de cobre não têm mais efeito no controle da dor do que placebos. As pulseiras foram testadas quanto aos seus efeitos na dor, inflamação e função física.
De acordo com o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa (NCCIH)Fonte confiável, ímãs estáticos, como os de uma pulseira, não funcionam. Eles alertam as pessoas para não usarem nenhum tipo de ímã como substituto para atendimento e tratamento médico.
Nem a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e nem o Ministério da Saúde certificam que a pulseira magnética seja eficaz e, inclusive, esse primeiro órgão, já suspendeu a veiculação de propagandas de pulseiras do tipo em todo o território nacional.
Leia também: Top 10 Melhores Tapetes de Yoga em 2021 (Mat Yoga)
Os ímãs são perigosos?
A maioria dos ímãs comercializados para alívio da dor são feitos de metal puro – como ferro ou cobre – ou ligas (misturas de metais ou de metais com não metais). Eles vêm em forças entre 300 e 5.000 graus, o que não é nem de longe tão forte quanto a força magnética dos ímãs que você encontra em coisas como máquinas de ressonância magnética.
Embora sejam geralmente seguros, o NCCIH alerta que os dispositivos magnéticos podem ser perigosos para certas pessoas. Eles advertem contra usá-los se você também usar um marca-passo ou bomba de insulina, pois eles podem causar interferência.
Tipos
As pulseiras magnéticas no mercado variam em tipos de metais e ligas usadas, construção, aparência e resistência. Entre os muitos vendedores, as pulseiras magnéticas podem ter um visual esportivo ou chique. Alguns vendedores têm uma vasta seleção, incluindo pulseiras, punhos, elos ou folgados.
Quando se trata do material usado, diferentes tipos de metais são usados nessas pulseiras, incluindo:
- Aço inoxidável
- Titânio
- Hematita
Algumas pulseiras magnéticas também são feitas de ferrite (uma mistura de ferro e bário) ou são ímãs de neodímio (ferro, boro e neodímio). Pulseiras magnéticas geralmente têm resistência que varia de 300 graus a 5.000 graus.
Como eles são pensados para funcionar
Acredita-se que as pulseiras magnéticas fazem duas coisas: reduzem a dor e aumentam o fluxo sanguíneo. Os ímãs criam um campo eletromagnético. A ideia é que os ímãs colocados contra a pele influenciem a circulação do ferro no sangue, o que ajuda a fornecer nutrientes às articulações.
Existem três tipos de campos magnéticos: paramagnéticos, ferromagnéticos e diamagnéticos. O ferro no sangue não é ferromagnético, o que significa que não é atraído por ímãs, e as pulseiras magnéticas disponíveis comercialmente não alteram o fluxo sanguíneo.
Alguns curandeiros holísticos acreditam que pulseiras magnéticas podem aumentar os níveis de endorfinas, regular emoções, retardar a progressão de doenças e muito mais.
Leia também: Top 15 Melhores Inaladores (Nebulizadores) em 2021
O que a pesquisa mostra
Estudos mostraram que as pulseiras magnéticas não aliviam os sintomas da artrite. Um estudo que investigou o efeito de pulseiras magnéticas em pessoas com osteoartrite não encontrou alteração na dor, rigidez ou função física entre os participantes. 4 Outro estudo analisou seus efeitos em pessoas com artrite reumatoide e também não encontrou efeito terapêutico na dor, rigidez ou inchaço.
Em uma revisão de 29 estudos relevantes, nenhum deles encontrou evidências claras de pulseiras magnéticas como cura para a dor ou tratamento para induzir o fluxo sanguíneo.
Os ímãs podem interferir em dispositivos médicos, como marca-passos e bombas de insulina. Além disso, os ímãs são pequenos e representam um risco para as crianças engolirem.
Outros tratamentos alternativos
Existem outras formas de tratamentos alternativos que podem ajudar com a dor da artrite:
- Dieta anti-inflamatória
- Ervas, incluindo aloe vera, eucalipto, unha de gato, gengibre e chá verde
- Suplementos incluindo óleo de peixe, SAM-e (S-adenosilmetionina), Boswellia Serrata e capsaicina
No entanto, essas terapias alternativas não devem substituir o tratamento médico convencional. Converse com seu médico antes de iniciar qualquer novo suplemento ou regime alimentar.
Medidas de estilo de vida
Além do tratamento médico, as mudanças no estilo de vida também podem oferecer alívio, incluindo:
- Parar de fumar
- Comer uma dieta saudável
- Aplicando uma compressa fria
- Exercício
- Executando técnicas de redução de estresse
- Higiene do sono
Essas mudanças no estilo de vida provaram apoiar o tratamento terapêutico e fazer a diferença nos sintomas.
Conclusão
É difícil não tentar um tratamento que recebeu tantas críticas positivas, mas no caso de pulseiras magnéticas para dor de artrite, a evidência simplesmente não existe. Eles podem ser atraentes porque parecem uma solução rápida para os sintomas da artrite. Você merece alívio – encontre-o com produtos, serviços e medidas de estilo de vida legítimos que tenham um forte apoio científico. Consulte seu médico sobre tratamentos médicos e alternativos que podem realmente oferecer alívio da dor e melhorar seus sintomas.