Vale a pena comprar depilador a laser portátil?

Alguns truques de beleza DIY valem totalmente a pena, você pode economizar tempo e dinheiro tingindo suas raízes ou tirando suas sobrancelhas no conforto do seu banheiro. Mas vale a pena comprar depilador a laser portátil?

Enquanto o procedimento costumava estar disponível apenas no consultório do dermatologista, hoje em dia você pode comprar pequenos dispositivos para tirar o cabelo você mesmo.

Mas antes de dar adeus à sua navalha, descubra sobre a segurança e eficácia desses dispositivos.

O que é a depilação a laser?

Depilador A Laser Permanente Luz Pulsada Bonita Home Depilação Definitiva -  Mkb - Depilador a Laser / Luz Pulsada - Magazine Luiza

A depilação a laser profissional é um tipo de terapia a laser que emprega luz pulsante e altamente concentrada profundamente na pele para atingir e destruir os folículos capilares. Os tratamentos são agendados em torno do ciclo de crescimento do cabelo, e é por isso que as sessões tendem a ser agendadas a cada quatro a seis semanas. Pode ser usado na maioria das partes do corpo para remover pelos indesejados com resultados semi-permanentes a permanentes. Membros maiores, como pernas e braços, são comumente tratados, assim como áreas menores, como linhas do biquíni, axilas, lábio superior e queixo.

Depilação definitiva

Os dispositivos de depilação a laser funcionam matando o folículo piloso. Mas o cabelo cresce em ciclos, e os lasers só danificam os folículos durante um ciclo ativo de crescimento do cabelo. Portanto, são necessários vários tratamentos, com cerca de um mês de intervalo, para impedir completamente o crescimento do cabelo.

Para algumas pessoas, a depilação a laser não é totalmente permanente. Você pode precisar de um tratamento de manutenção a cada ano ou mais para evitar que os pelos soltos surjam.

O processo não sai barato. A depilação a laser profissional pode custar algumas centenas de dólares por tratamento, e pode levar meia dúzia de sessões (ou mais) para eliminar todos os folículos. Você poderia acumular mais de mil dólares em busca de uma linha de biquíni careca.

Depilação a laser em casa: prós e contras

Existem dois tipos de dispositivos caseiros para depilação. Um é um verdadeiro laser e o outro usa luz intensa pulsada. Ambos os tipos removem os pelos, e ambos são menos potentes do que o aparelho que você encontra no consultório do dermatologista.

Isso é bom e ruim. Por um lado, com menos poder vem menos responsabilidade. Esses dispositivos são seguros para os amadores usarem em casa, para que você não precise se preocupar em se queimar em nome da pele lisa. (Ainda assim, certifique-se de seguir as instruções exatamente – porque laser .)

Mas com menos energia também vem menos eficácia: os dispositivos domésticos não funcionam tão bem quanto os modelos profissionais.

Mais desvantagens: é difícil cobrir muito território – como uma perna inteira – com os pequenos dispositivos domésticos.  E eles podem não ser fortes o suficiente para ficarem completamente livres de pelos. Ao longo de várias sessões, você reduzirá a quantidade de cabelo que vê – mas provavelmente não será um home run.

Quem deve tentar a usar o depilador a laser em casa?

Depilador a laser: Qual é o melhor de 2022? - GUIADEBEMESTAR

Uma das maiores desvantagens da depilação a laser em casa? As ferramentas funcionam apenas em uma faixa estreita de cores de cabelo e pele. Os lasers se concentram nos pigmentos do folículo piloso e só são eficazes quando há muito contraste entre a pele e o cabelo. Isso significa que os sistemas são recomendados para pessoas com pele clara e cabelos escuros.

Em pessoas com pele mais escura, há risco de queimaduras – embora, para evitar isso, muitos dispositivos domésticos tenham sensores que os impedem de trabalhar em peles mais escuras.

Se você não tem a combinação de pele clara/cabelo escuro, os lasers profissionais são a única opção. Os lasers que usamos no consultório de dermatologia são mais sofisticados e podem ser usados ​​em pacientes com pele de qualquer cor.

Leia também: Top 10 Melhores Hidratantes Corporais em 2022

Dicas de especialistas para depilação a laser em casa

Quando se trata de escolher um dispositivo de depilação em casa, o Dr. Adar recomenda o Tria Beauty Hair Removal Laser 4X e o Silk’n Infinity . Ambos são aprovados pelo FDA e têm preços semelhantes, mas funcionam de maneira diferente. Enquanto o dispositivo Silk’n utiliza IPL, o Tria apresenta uma tecnologia de laser de diodo que imita mais de perto os tratamentos profissionais. Ambos funcionam em pele clara a morena clara e cabelos castanhos claros a pretos.

Depois de decidir sobre um dispositivo, veja como tirar o máximo proveito dele:

1. CONSIDERE SEU TOM DE PELE E COR DE CABELO

A pele mais clara com pelos escuros tem melhor desempenho na depilação a laser. Dr. Adar diz que se você tem cabelos mais claros (pense: loiro, cinza e tons de vermelho), economize seu dinheiro – esses dispositivos não funcionarão. Além disso, muitos dispositivos domésticos não são adequados para pessoas com tons de pele mais escuros, portanto, consulte um fornecedor certificado antes de iniciar o tratamento.

2. NÃO SE ESQUEÇA DE UM TESTE DE REMENDO

Como prática recomendada, o Dr. Adar recomenda fazer um pequeno teste no local e esperar alguns dias para ver como sua pele reage. “Nunca pulsar duas vezes no mesmo ponto”, ele avisa. “A maioria dos dispositivos tem sensores que só permitem que você dispare quando houver contato total com a pele.” Esse sensor também serve para proteger seus intrusos. “Nunca aponte nenhum laser para os olhos, pois a parte de trás do olho (ou seja, a retina) tem células sensíveis à luz que podem ser danificadas e, em casos extremos, causar cegueira permanente”, diz ele.

3. NUNCA ARRANCAR OU ENCERAR

Como os lasers visam o pigmento nos folículos pilosos, eles precisam estar presentes para que o tratamento seja eficaz. Se você arrancar ou encerar, a luz não terá como aprimorar a raiz do folículo piloso. Em vez disso, o Dr. Adar recomenda fazer a barba antes de cada tratamento para evitar que os pelos acima da pele fiquem muito longos e absorvam a energia da luz, diminuindo assim a eficácia do aparelho.

Leia também: Hidratante Victoria’s Secret: Conheça os melhores produtos

4. COMECE COM A PELE LIMPA

Pode parecer óbvio, mas vale a pena repetir: certifique-se de que a pele esteja completamente limpa antes de tratar. Antes de usar o dispositivo, remova do rosto ou do corpo quaisquer produtos de cuidados com a pele que possam interferir na eficácia do dispositivo. Ah, e pule o banho de sol. O aumento do pigmento na pele de um bronzeado pode interferir no tratamento.

5. TOME SEU TEMPO

Tal como acontece com os tratamentos profissionais, você deve espaçar seus tratamentos a laser em casa. Dependendo da marca e da parte do corpo a ser tratada, o Dr. Adar estima que pode levar de quatro a oito sessões, espaçadas de duas a quatro semanas (verifique as instruções que acompanham o dispositivo) para obter resultados. “Lembre-se, depilar em casa é uma maratona, não um sprint”, diz ele. “Não aumente o dispositivo para a configuração máxima imediatamente. Eu recomendo começar na configuração mais baixa e ir subindo.”

6. PREPARE-SE PARA ALGUM DESCONFORTO

Como as energias usadas em dispositivos domésticos são mais baixas do que as opções no escritório, elas geralmente são mais bem toleradas com menos efeitos colaterais. A maioria dos pacientes sente um choque (semelhante ao rompimento de um elástico), e algum desconforto leve pode estar envolvido. O Dr. Adar recomenda aplicar gelo na área previamente, apontar um ventilador frio para a área alvo durante o tratamento ou aplicar um anestésico tópico para aliviar a dor.

7. A MANUTENÇÃO É FUNDAMENTAL

A depilação com IPL proporciona redução de pelos a longo prazo, embora a manutenção provavelmente seja necessária para manter a área alvo livre de penugem. Após as quatro a oito sessões iniciais, os retoques podem ser espaçados de quatro a seis semanas. Dr. Adar explica que esse momento é devido ao ciclo de vida do folículo piloso. “Cada tratamento destrói o folículo piloso no lugar, e o cabelo que cresce novamente fica mais fino e mais claro”, diz ele. “Então, esses procedimentos são mais bem chamados de ‘redução de pelos a laser’ em vez de ‘depilação a laser’.”

8. EVITE ESSAS ÁREAS

Quando se trata de tratar a pele ao redor dos olhos, tatuagens, verrugas ou outros tipos de lesões na pele, consulte primeiro um dermatologista certificado para evitar danos não intencionais.

Leia também: Hidratante Victoria’s Secret: Conheça os melhores produtos

Segurança na depilação a laser

Depilador de luz pulsada: Conheça o melhor modelo de (09/22) - GUIA55

Se você tem os tons de cabelo e pele certos, os dispositivos geralmente são seguros para experimentar.  Mas é importante usá-los corretamente.

NÃO os use:

  • Perto de seus olhos (embora o lábio superior esteja OK).
  • Sobre tatuagens ou áreas pigmentadas, incluindo pintas.
  • Na área genital (mas você pode atingir com segurança a linha do biquíni).

Ao fazer as contas, considere que os dispositivos domésticos podem ter bateria limitada ou conter cartuchos leves que precisarão ser substituídos. E não importa com que frequência você os use, você pode nunca alcançar a total ausência de pelos.

Depende da pessoa, mas a depilação profissional geralmente oferece um retorno maior pelo seu dinheiro. 

Os aparelhos de depilação a laser valem a pena?

Para pessoas com a pele e a cor do cabelo ideais, os sistemas de depilação a laser em casa podem oferecer um bom retorno. O investimento único de R$65,90 a R$ 900 para o dispositivo é menor do que o custo de uma série de sessões profissionais de depilação, embora a paciência seja fundamental. “Embora esses dispositivos tenham um preço favorável em relação aos lasers de escritório, há um investimento de tempo considerável para a abordagem DIY”, diz o Dr. Adar. “Isso se deve ao tamanho menor do ponto nos dispositivos e às energias mais baixas.”

Rolar para cima