Cinta modeladora: Como escolher a melhor em 2021

Hoje vamos falar de uma peça que voltou a fazer sucesso entre as mulheres nos últimos anos: a cinta modeladora.

Esta peça define as curvas instantaneamente, escondendo a barriga, a gordura das costas, os culotes, levantando os seios e valorizando os quadris. A longo prazo, a cinta modeladora auxilia no processo de emagrecimento e perda de medidas.

Neste Guia de Compras, além de te ajudar a escolher o modelo ideal de cinta modeladora de acordo com seu biotipo, vamos explicar qual é a forma correta de usar essa peça e mostrar quais são os melhores modelos à venda.

Primeiro, o mais importante

  • Existem vários tipos de alças modeladoras: cinto abdominal, body, shorts, corpete/camisa, calcinha, modelador de corpo inteiro e o modelo adequado para uso durante a prática esportiva.
  • A cinta modeladora auxilia na perda de medidas, pois comprime o tecido adiposo, deslocando as células de gordura e espalhando-as uniformemente por todo o corpo. A peça também ajuda a combater a retenção de líquidos.

Guia de compras

A cinta modeladoa tem efeitos instantâneos: deixa o abdômen mais magro, a cintura mais fina, disfarça os culotes, a gordura indesejada e a temida celulite, estrias e flacidez.

Com o uso contínuo, a peça ajuda a deslocar as células de gordura, amplia a drenagem dos líquidos retidos e molda gradualmente o corpo e garante uma silhueta mais enxuta e curvas acentuadas. Confira, neste Guia de Compras, tudo o que você precisa saber antes de comprar a sua.

Leia mais: 10 Melhores Creme Dental Para Clarear os Dentes 

O que é uma cinta modeladora e qual a melhor forma de usá-la?

Cinta Modeladora

A cinta modeladora funciona como um molde para o corpo. Por causa do tecido rígido e da forma definida, a peça funciona como uma forma, delimitando o espaço que o corpo tem disponível para se expandir.

Além do benefício instantâneo de modelar o corpo, quando usada da maneira correta, a cinta modeladora pode ajudar a reduzir medidas e contribuir para a perda de gordura localizada e afinamento da cintura.

Isso porque o uso contínuo ajuda a deslocar as células de gordura, ativa a circulação sanguínea no abdômen, costas, nádegas, coxas e seios, ajuda a drenar a retenção de líquidos e combate a gordura localizada, flacidez, celulite e estrias.

Para esses casos, o uso deve estar associado à prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada para que os resultados sejam duradouros. O colete por si só não faz a pessoa perder peso e medidas.

Para afinar a cintura e perder medidas, você deve combinar o uso do cinto com a prática de esportes e alimentação balanceada.

Durante o exercício físico (alguns modeladores são vendidos para esse fim), a órtese pode ser usada se você não sentir nenhum desconforto. Pode até ajudar na queima de calorias e gorduras localizadas.

É essencial que você se sinta confortável usando o cinto de modelagem. Para isso deve ser do tamanho adequado, permitindo que a pele respire e que você possa manter sua rotina normalmente.

Além disso, o acessório deve ser usado corretamente. Prefira usar o cinto durante o dia e por duas a quatro horas. Essa frequência já é suficiente para obter bons resultados.

Benefícios

  • Modela o corpo e disfarça as imperfeições instantaneamente
  • A longo prazo, o uso do cinta modeladora ajuda na redução das medidas da cintura e na perda de gordura abdominal
  • Auxilia na recuperação pós-cirúrgica
  • Ajuda a manter a postura ereta

Desvantagens

  • Modeladores apertados podem representar riscos à saúde
  • A redução de medidas só ocorre se o modelador for utilizado com frequência e aliado à prática de exercícios e alimentação correta

Quais são os riscos associados ao uso indevido do cinto de modelagem?

Nunca exceda 8 horas diárias usando a cinta modeladora. O acessório também não deve ser colocado durante a noite, principalmente na hora de dormir. Se a cinta modeladora for usado por mais tempo do que o recomendado, a pessoa pode desenvolver prisão de ventre e/ou má digestão.

Se a cinta estiver muito apertado além do desconforto, você pode sentir dificuldade para respirar, aumento da pressão arterial, alterações na respiração e na circulação sanguínea e, como consequência, ter inchaço nas pernas, varizes e até adquirir refluxo gástrico.

O uso da cinta modelador é contraindicado para algumas pessoas. Se você se encaixa em algum desses grupos, procure orientação médica antes de começar a usar a modeladora:

  • Pessoas com pressão alta
  • Obesidade mórbida
  • Pessoas alérgicas a materiais sintéticos
  • Pessoas com doença pulmonar crônica
  • Pessoas com predisposição genética para desenvolver trombos

Como limpar e manter a cinta modeladora?

O cinto está em contato direto com a pele e absorve suor, sujeira e graxa. Isso pode causar a proliferação de bactérias, mau cheiro e danificar as fibras do tecido que revestem a peça.

Por isso, é fundamental que você lave o cinto esporadicamente, sempre com sabão neutro e sem usar escova (o atrito pode fazer com que o cinto perca a elasticidade). Deixe a roupa secar à sombra, pois o sol danifica as fibras sensíveis do tecido.

Leia também: Top 15 Melhores Inaladores (Nebulizadores) em 2021

Para que serve o colete após procedimentos cirúrgicos?

Cinta modeladora

Após cirurgias estéticas como abdominoplastia e lipoaspiração, o uso do colete é imprescindível, pois a peça auxilia na recuperação, protegendo a área submetida à operação e tensionando a musculatura abdominal.

Com o uso, a pele ganha mais firmeza, a postura se mantém ereta e, consequentemente, a pessoa alcançará os resultados desejados com a intervenção cirúrgica.

O mesmo vale para cirurgias na coluna ou órgãos da região abdominal, mas vale ressaltar que nesses casos, você deve consultar um médico para que ele indique o modelo ideal de acordo com sua situação.

Nos casos de uso da cinta modeladora após procedimentos cirúrgicos, o acessório deve ser utilizado 23 horas por dia (sendo retirado apenas no banho), por um período de 45 a 60 dias, conforme orientação médica.

Quais são os tipos de cintas modeladoras?

As alças modeladoras variam em formato, instruções de uso e materiais. O que todos têm em comum é a compressão da região abdominal (barriga e cintura), que ajuda a reduzir a gordura e modelar o corpo.

Para escolher o tipo certo, você deve analisar qual favorece o seu biótipo. Por exemplo: quem tem gordura nas costas não deve usar a faixa abdominal, pois o modelador irá comprimir o abdômen, mas deixará as dobras das costas salientes pelas laterais.

Vamos falar um pouco mais sobre cada tipo de cinta modeladora:

Cinta abdominal

O cinto abdominal é indicado para quem quer disfarçar o volume da barriga. Esse modelo é muito versátil e pode ser usado com calças, shorts, saias e shorts, além de vestidos.

É confeccionada em algodão emborrachado e possui abertura na parte frontal com fechos, velcro ou zíper. Geralmente possui aletas ao longo de todo o comprimento, aumentando a compressão da peça.

Esse modelo, considerado “meio corpo”, não é indicado para quem tem gordura na região das costas, pois pode causar um deslocamento ainda maior de gordura para aquela região.

Benefícios

  • Disfarça o volume da barriga

Desvantagens

  • Não é adequado para quem tem gordura nas costas

Corpo

O corpo tem estrutura semelhante à de um maiô e serve para modelar todo o tronco (costas, barriga, cintura e seios). O tecido do corpo é bastante grosso e elástico e comprime todo o corpo.

Alguns modelos vêm com bojo e argola, para levantar e modelar os seios, mas você também encontra modelos sem bojo e anatômicos. As alças costumam ser mais grossas e têm ajuste para ajudar a sustentar os seios.

As costas podem ser nadadoras ou retas. Em ambos os casos, ninguém percebe que você está usando o modelador, mesmo que use roupas mais abertas e decotadas.

Benefícios

  • Modela todo o tronco

Desvantagens

  • Tecido muito grosso

T-shirt/Corpete

A camisa/corpete tem esse nome porque a peça tem formato de regata e serve para modelar a cintura e os seios. Este modelo pode vir com a estrutura do sutiã (com ou sem bojo) ou com abertura nessa região.

Esse modelo é um pouco mais versátil que o body, pois não possui fechamento na parte inferior (o que dificulta a ida ao banheiro). Em troca, você precisa estar ciente de que o tecido não enrola.

Por ser mais alto nas costas, esse modelo é ideal para quem tem gordura na região, pois além de comprimir o tecido adiposo da região, a peça disfarça o volume instantaneamente, sem que a gordura fique nas laterais do corpo. modelador.

Benefícios

  • Modelos cintura e seios
  • Ideal para quem tem gordura nas costas

Desvantagens

  • Tecido pode enrolar

Modelagem de calcinha

Esse tipo de cinto tem o formato de uma calcinha de cintura alta, é ideal para quem tem gordura localizada na parte inferior do abdômen, próximo à pelve. Geralmente é feito com microfibra ou algum outro material de origem sintética e o forro é feito de algodão.

Esse modelo é de média compressão e é ideal para o dia a dia, pois você pode usar a peça por várias horas seguidas. A cinta modeladora estilo calcinha vai até o umbigo e não marca a roupa.

Benefícios

  • Ideal para quem tem gordura no baixo ventre
  • Pode ser usado por muitas horas
  • Não marca a roupa

Desvantagens

  • Não ajuda a moldar o resto do corpo

Shorts de modelagem

Os shorts modeladores são ótimos para quem quer modelar a barriga, costas, bumbum e coxa, pois o modelo engloba todas essas áreas. Este shorts pode ser todo fechado ou ter uma abertura higiênica na área da área íntima.

O legal é que além de disfarçar medidas, esse modelo também reduz a aparência da celulite e evita o atrito entre as pernas (para quem tem coxas grossas).

Benefícios

  • Modela barriga, costas, bumbum e coxa
  • Reduz a aparência da celulite
  • Evita o atrito entre as pernas

Desvantagens

  • Se não tiver uma abertura higiênica, pode ser desconfortável

Alça de corpo inteiro (estilo macaco)

Esse modelo é uma mistura de cinta modeladora no body e shorts, pois engloba as duas regiões do corpo. Existem modelos que ajudam a levantar o bumbum e outros deixam aquela parte do corpo exposta.

É ideal para quem quer modelar o corpo inteiro seja para usar uma roupa em uma ocasião especial ou se sentir mais confiante no dia a dia.

Preste atenção em um detalhe: essa órtese tem a maior compressão em determinadas áreas do corpo, como quadris, barriga e busto. Vale a pena avaliar se você realmente precisa desse modelo, pois além de ser impraticável, o preço costuma ser mais alto.

Este modelador deve estar vestido de forma semelhante a uma meia fina, ou seja, delicadamente e colocando uma perna de cada vez. Após levantar a modeladora pelo corpo, feche o zíper ou colchetes, ajuste as alças e ajuste a peça.

Benefícios

  • Modela todo o corpo
  • Ajuda a levantar o bumbum

Desvantagens

  • Preço mais alto
  • Impraticável

Cinta de Ginásio

Cinta modeladora

A cinta modeladora para uso na academia geralmente é feito de tecido emborrachado e fica bem justo ao corpo, para dar bastante sustentação à coluna e ajudar a apertar bem os músculos abdominais.

A cinta modeladora fitness deve ter barbatanas de tecido maleável, para não prejudicar sua mobilidade e flexibilidade ao se exercitar na academia. Existe o modelo de banda de neoprene cruzada. Esta versão é mais confortável e possui compressão média.

Benefícios

  • Ideal para uso na academia
  • Contraia os músculos do abdômen

Desvantagens

  • Pode ser desconfortável para quem não está acostumado

Alça masculina

Embora seja um item mais popular entre as mulheres, muitos homens também usam a cinta modeladora no dia a dia.

Existem dois modelos de cintos masculinos: no estilo T-shirt, que comprime a gordura das costas e abdômen, e o modelo faixa, que cobre apenas parte do abdômen.

Independente do tipo que o homem escolher, o ideal é que o produto seja posicionado a partir da altura da cueca, assim não há risco de acúmulo de gordura nos quadris.

Benefícios

  • Ideal para homens
  • Comprime a gordura das costas e do abdômen

Desvantagens

  • Não é muito fácil encontrar
  • Prático para usar o banheiro

Comparação entre os tipos

Se você ainda está em dúvida sobre qual modelo de cinta modelador mais se adequa ao seu biotipo, confira a tabela abaixo:

Cinto ou espartilho modelador?

Muitas pessoas ficam confusas, mas, apesar de parecidos, o espartilho e a cinta modeladora possuem características bem diferentes, tanto no material quanto na indicação de uso.

Enquanto as cintas modeladoras possuem barbatanas feitas de aço flexível, os espartilhos são feitos de barbatanas rígidas com pouca ou nenhuma mobilidade para quem as utiliza.

Mulheres que usam espartilhos por várias horas todos os dias praticam uma técnica chamada Tight Lancing (traduzido livremente como um arco apertado), que visa comprimir as costelas flutuantes para estreitar a cintura.

Onde comprar?

Você pode comprar um cinto de modelagem em lojas de roupas. Nas lojas de lingerie, você também encontra alguns modelos.

Mas você nem precisa sair de casa para comprar um modelador, você pode fazer no conforto da sua casa, pela internet. Basta escolher um modelo de acordo com seu biotipo e medidas.

Critérios de compra: como comparar modelos de cinta de modelagem

Na hora de comprar um cinta modeladora, seja para usá-lo em uma ocasião especial (com vestido de festa, por exemplo), ou para o dia a dia, você deve se atentar a alguns critérios importantes, como os listados abaixo:

  • Material
  • Nível de compactação
  • Tamanho
  • Definições
  • Projeto

Explicaremos item por item para que você não tenha dúvidas e escolha bem o seu cinta modeladora.

Material

As alças modeladoras podem ser confeccionadas em diversos materiais como acetato, acrílico, poliéster, poliamida, nylon e cetim. Se você procura materiais resistentes e respiráveis, a dica é investir em nylon ou cetim.

Alguns modelos são confeccionados em algodão, que além de ser um material confortável e resistente, causa menos atrito com a pele. Os modelos de algodão costumam deixar a região do abdômen mais quente e podem causar sudorese.

Por causa do contato direto com a pele, compre uma cinta modeladora feito com tecido de qualidade e dê preferência aos modelos com forro de algodão, que causam menos atrito, diminuindo o risco de reações alérgicas.

Níveis de compressão

A compressão é responsável por apertar a camada de gordura (tecido adiposo) e ajudar na ativação do sistema linfático, que elimina toxinas e células de gordura, causando perda de peso e medidas.

As alças modeladoras variam na intensidade da compressão. Existem modelos de compressão leve, média e alta. Algumas marcas também trabalham com modelos de compressão dupla e tripla.

Tamanho

Para que a cinta modeladora cumpra sua função, ele não deve ser menor que o seu corpo (o ideal é que você diminua o tamanho do cinto conforme vai perdendo medidas), nem maior (caso contrário não vai comprimir nada).

Você deve escolher o tamanho de acordo com suas medidas de cintura. Para isso, use uma fita métrica igual às que as costureiras têm em seus ateliês e meça a circunferência na altura abaixo das costelas.

Em seguida, escolha o tamanho adequado de acordo com a tabela de medidas (usamos a marca Mondress como referência), os tamanhos variam de PP a XXXG e são adequados para pessoas com cintura entre 60 e 122 cm de circunferência.

  • Tamanho PP (36-38)  : cinturas entre 60 e 63 cm
  • Tamanho P (40)  : cintura entre 64 e 69 cm
  • Tamanho M (42)  : cintura entre 70 e 77 cm
  • Tamanho G (44)  : cintura entre 78 e 85 cm
  • Tamanho GG (46)  : cintura entre 86 e 93 cm
  • Tamanho XG (48)  : cintura entre 94 e 101 cm
  • Tamanho XXL (50)  : cintura entre 102 e 109 cm
  • Tamanho XXXG (52)  : cinturas entre 110 e 122 cm

Definições

Ao usar o cinto regularmente, você notará que está perdendo alguns centímetros da circunferência da cintura. Nesse momento é fundamental que você ajuste a alça para continuar aproveitando os benefícios da peça.

Para que você não precise trocar a cinta modeladora por um tamanho menor, o ideal é que você compre um modelo ajustável. Este ajuste pode ser feito com diferentes níveis de suportes.

O modelo com colchetes é melhor, pois além de deixar a peça mais justa, não se desgasta com facilidade e é mais fácil de colocar.

Projeto

Embora a cinto modeladora fique escondida embaixo da roupa, vale a pena analisar a cor, o estilo, o caimento e os revestimentos internos e externos da peça. Os modelos geralmente são vendidos em preto ou bege, mas você pode encontrar opções em bordô ou rosa claro.

Alguns modelos também apostam em detalhes em renda, que deixam a peça ainda mais charmosa e romântica (ou sexy, dependendo da cor). Se você está comprando um modelo de corpete ou cinta modeladora de corpo, pode encontrar modelos com ou sem bojo, e alguns são decorados com estampas ou rendas.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top