Coletor Menstrual: Qual é o melhor de 2022

Se você ainda está contando com maxi absorventes desconfortáveis ​​ou tampões descartáveis ​​para menstruar, você pode tentar uma alternativa ecológica: o coletor menstrualAlexis May Kimble, DO, uroginecologista do The Kimble Center em Pasadena, Califórnia, explica que os coletores menstruais podem ser inseridos com segurança por mais tempo do que os tampões, exigindo menos idas ao banheiro e normalmente são feitos de silicone de grau médico, por isso está tudo bem para colocá-los em uma das áreas mais sensíveis do seu corpo.

Você deve fazer um pouco de pesquisa sobre coletores menstruais – e seu próprio corpo – antes de tentar encontrar o certo para você. É importante considerar a forma e o tamanho, como mencionamos, mas também quanto sangue menstrual o coletor pode conter, quão fácil é para você inseri-lo e quão confortável ele se encaixa em você quando está no lugar. Pesquisamos mais de uma dúzia de coletores menstruais e os avaliamos com base em seus materiais, facilidade de uso, tempos de uso, tamanhos de reservatórios e preço.

Como funcionam os coletores menstruais?

coletor menstrual

Apesar de sua aparência estranha, um coletor é um dispositivo simples que fica na vagina e coleta o sangue menstrual. Por serem feitos de silicone flexível, eles podem ser dobrados e inseridos com bastante facilidade, mas também são firmes o suficiente para voltar à sua forma original quando você os solta. É assim que um selo é feito dentro de sua vagina, permitindo que o sangue se acumule no coletor em vez de derramar ou vazar.

Basicamente, você dobra para inserir e gira o coletor suavemente até que ele volte a abrir em sua forma normal. Desde que uma vedação forte seja criada e o coletor fique confortável em sua vagina, você não deve ter que pensar sobre isso novamente até que seja hora de esvaziá-lo, limpá-lo e colocá-lo novamente.

Como faço para saber o tamanho do coletor para comprar?

Você pode usar uma combinação de vários fatores para descobrir qual tamanho de coletor é o mais adequado para você.

O tamanho do coletor menstrual que você precisa é baseado em características físicas, como idade, comprimento do colo do útero, intensidade do fluxo , histórico reprodutivo e a força da musculatura do assoalho pélvico. No entanto, ela acrescenta que você também deve considerar a firmeza ou flexibilidade do coletor (você pode querer uma sensação mais suave ou mais firme), bem como a capacidade do coletor (ou seja, se você precisa de um coletor extra grande que retenha mais do que a quantidade média).

Leia também: Top 10 Melhores Hidratantes Corporais em 2022

Os coletores menstruais são mais seguros que os tampões?

The 5 Best Menstrual Cups of 2022 | Reviews by Wirecutter

O coletor pode ser trocado a cada 12 horas. Você pode achar que deseja ou precisa esvaziá-lo mais cedo, mas os coletores menstruais são considerados seguros para uso por 12 horas consecutivas, ao contrário dos tampões, que devem ser removidos a cada 4 a 8 horas para evitar a síndrome do choque tóxico (TSS). 

Os coletores menstruais são dolorosos?

Idealmente, eles não devem doer depois que você praticar um pouco com eles. Se o fizerem, isso é um sinal de que seu coletor pode não estar inserido corretamente ou que você não tem o tamanho certo. 

Os coletores menstruais podem ser desconfortáveis ​​no início, mas como os tampões, o usuário se acostuma com eles e realmente não deve senti-los se inseridos corretamente.

Qual é a diferença entre um disco menstrual e um coletor menstrual?

Um coletor menstrual é um dispositivo em forma de coletor que geralmente é feito de um material flexível que pode manter sua forma na vagina durante o uso. Quando estiver cheio, o coletor pode ser removido e manterá sua forma. Isso é diferente de um disco menstrual, que vem na forma de um disco que é inserido na vagina. Um disco, no entanto, geralmente terá um pedaço de material que se expandirá à medida que pegar sangue.

Leia também: Top 10 Melhores Sabonetes Neutros em 2022 (Líquido e em barra)

O que procurar em um coletor menstrual

Best Menstrual Cups for a Heavy Period - Period Nirvana

Tamanho

Esta é uma das coisas mais importantes a considerar antes de escolher um coletor menstrual. Muitos coletores são oferecidos em dois tamanhos diferentes, com o tamanho menor destinado a pessoas mais jovens e o tamanho maior destinado a pessoas mais velhas (embora você tenha ou não dado à luz antes também desempenhe um papel aqui).

Muitos fabricantes de coletores têm tamanhos diferentes para mulheres mais jovens versus mulheres mais velhas ou mulheres que tiveram bebês. Depois de dar à luz, sua vagina fica mais elástica e você pode precisar de um copo maior [para evitar] vazamento depois de ter um bebê.

Os fabricantes de coletores menstruais que oferecem dois tamanhos geralmente sugerem que adolescentes, jovens e pessoas que nunca deram à luz selecionem o tamanho menor, enquanto as pessoas que deram à luz e as pessoas com mais de 35 anos devem escolher o tamanho maior. Ainda assim, certifique-se de ler sobre o tamanho do coletor específico que você está comprando, caso os critérios sejam diferentes.

Conforto

Não importa o quão cuidadosamente você escolha um coletor para você ou quantas críticas brilhantes ele tenha online, alguns coletores simplesmente não se sentirão confortáveis. A anatomia e a menstruação de cada pessoa  são únicas , e não é incomum não gostar da maneira como um determinado coletor se sente quando é inserido, mesmo que seja tecnicamente do tamanho, forma e ajuste corretos.

No entanto, muitos casos de desconforto podem ser resolvidos com algumas soluções básicas de problemas.

A causa mais comum de desconforto é a colocação inadequada. Se estiver tocando as fibras nervosas [do tecido himenal], provavelmente será desconfortável.

Antes de chegar à conclusão de que você precisa de um coletor diferente, ela sugere mudar o ângulo com o qual você inseriu o coletor para obter um melhor ajuste ou tentar inseri-lo mais profundamente, para que fique totalmente na vagina. Se você achar que a haste do coletor está incomodando porque é muito longa, você pode apará-lo para que não fique tão grande (cuidado para não furar o coletor!).

Depois de experimentar algumas coisas diferentes, você pode fazer uma pausa e tentar novamente em outra ocasião. Lembre-se, há uma curva de aprendizado. Mas se você ainda não conseguir um ajuste confortável após várias tentativas, talvez seja hora de mudar de rumo.

Se você ajustou e ainda sente desconforto, pode precisar de um coletor de tamanho diferente.

Um coletor menstrual pode conter uma boa quantidade, e deve haver menos vazamento com um coletor do que com um tampão, mas você ainda precisa de uma boa vedação e da colocação correta. Os forros de calcinha são uma boa ideia se você estiver autoconsciente [sobre vazamentos].

Cuidado

Coletores menstruais exigem mais cuidados do que absorventes e tampões descartáveis. Seu coletor deve ser removido e lavado com água morna e sabão pelo menos a cada 12 horas. Quando a menstruação acaba, alguns fabricantes também recomendam ferver o coletor para higienizá-lo e deixá-lo secar antes de guardá-lo em um local limpo. Certifique-se de seguir as instruções do fabricante para higienização – alguns recomendam ferver o coletor por 5 a 8 minutos, enquanto outros sugerem até 20 minutos.

Você também deve certificar-se de que pode inserir e remover fisicamente o coletor sem danificar o tecido sensível dentro e ao redor de sua vagina e que está confortável ao manusear  o sangue menstrual.

Você precisa de destreza manual para remover e inserir o coletor durante todo o seu ciclo; assim como a capacidade de lidar com o fluido menstrual durante essas mudanças no coletor.

Leia também: Top 10 Melhores Hidratantes Corporais em 2022

Capacidade

O coletor menstrual médio contém cerca de 29 mL, ou 1 onça, de fluido menstrual de cada vez. Isso pode não parecer muito, mas a pessoa média perderá cerca de 40 mL de sangue ao longo de toda a menstruação – o que significa que a maioria das xícaras pode conter quase todo o sangue de uma única menstruação de uma só vez. 

Obviamente, a média de 40 mL muda se você tiver menstruações anormalmente leves ou pesadas, portanto, talvez seja necessário considerar o uso de um tamanho de coletor especial para atender às suas necessidades ou, pelo menos, estar preparado para esvaziá-lo e limpá-lo com mais frequência para acompanhar sua necessidade de fluxo.

Como saber se um copo se encaixa (e como ele deve se sentir)

Uma vez que o copo esteja posicionado corretamente, ele deve se sentir da mesma forma que um absorvente interno. Se você pensar sobre isso, você pode sentir isso lá. Mas não deve ser desconfortável ou estar constantemente na vanguarda de sua mente. Ele não deve estar pressionando sua bexiga, e você não deve ser capaz de sentir o caule; se puder, e isso o estiver irritando, tente cortá-lo mais curto.

Antes de assumir que o tamanho está errado, tente remover e inserir o copo algumas vezes ao longo de alguns ciclos. É difícil isolar as variáveis ​​aqui – um copo pode ter o tamanho certo, mas ficar desajeitado porque não é profundo o suficiente ou está em um ângulo estranho. Se um copo é muito doloroso de usar, você pode querer consultar seu ginecologista para descobrir o porquê.

Se o caule estiver cutucando você, corte-o. Se você aparou o caule e tem certeza de que o coletor está o mais longe possível, mas o coletor ainda está saindo da vagina ou se esfregando desconfortavelmente, você precisa de um coletor menor.

Se o coletor migrar pela vagina e você precisar cavar para pegá-lo, você precisa de um coletor maior.

Se o copo faz você sentir que precisa fazer xixi o tempo todo ou está causando dor na uretra, pode ser necessário um copo menor ou um copo mais macio. O copo pode ser do tamanho certo, mas pode ser muito firme e empurrar com muita força as paredes vaginais. Ou pode ser muito grande.

Como saber quando o copo está cheio?

Isso requer um pouco de aprendizado. Você pode começar removendo e esvaziando um copo no mesmo tempo que normalmente encheria dois tampões, então aumente o tempo entre as “trocas” do copo a partir daí. Algumas pessoas gostam de usar um forro de calcinha fino ou calcinha de período enquanto estão aprendendo sua programação de xícaras, apenas por precaução.

O que acontece se vazar?

É fácil encontrar histórias de terror sobre copos online, mas um copo vazando é praticamente o mesmo que um tampão ou absorvente vazando. Se o copo não estiver selado corretamente ou totalmente aberto em sua vagina, ele não pegará o sangue, e esse sangue acabará em sua calcinha ou em qualquer outra coisa que você esteja vestindo. Novamente, você pode considerar usar um forro ou calcinha menstrual enquanto usa um coletor menstrual nos primeiros ciclos, à medida que você pega o jeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima