Top 10 Melhores Shampoos Anticaspa em 2022

A primeira indicação dos melhores shampoos anticaspa geralmente ocorre quando você vê flocos brancos em seu topo, como pequenos flocos de neve indesejados. 

No entanto, antes que eles possam cair, essa pele se manifesta como manchas vermelhas e rosadas escamosas no couro cabeludo. Algumas pessoas também têm coceira, outras não. Também podemos encontrar essas manchas no rosto e no corpo. Isso se chama dermatite seborreica, mas quando está localizada no couro cabeludo chamamos de caspa.

Embora a caspa seja uma condição crônica, você ficará satisfeito em saber que, na maioria dos casos, ela não afetará o crescimento, a perda ou a saúde do cabelo.

Embora não possa ser curado, podemos mantê-lo sob controle. A abordagem mais fácil envolve o uso de um xampu anticaspa, pois eles são formulados para ajudar a acalmar o crescimento excessivo de Malassezia e dar à pele irritada um pouco de TLC. 

Você pode precisar experimentar um pouco, no entanto. Existem alguns ingredientes que provaram ser úteis, mas nem tudo funciona para todos. Às vezes, uma combinação de dois shampoos é bom. Leia sobre alguns dos melhores shampoos anticaspa para ajudar a aliviar a coceira e a descamação. 

O que é shampoo anticaspa?

Top 10 Melhores Shampoos Anticaspa em 2022

O shampoo anticaspa é um shampoo especial que contém ingredientes antifúngicos e antimicrobianos, como ciclopirox e piritionato de zinco, para ajudar a aliviar a coceira e a descamação, o acúmulo e a produção excessiva de sebo no couro cabeludo.

O que procurar em um shampoo anticaspa

Quando você começa a olhar para shampoos anticaspa, é importante saber que a caspa geralmente ocorre devido a uma combinação dos três seguintes fatores:

  • presença de leveduras Malassezia no couro cabeludo
  • função sebácea (glândula de óleo) e superprodução
  • a resposta imunológica do seu corpo à presença de levedura

Como resultado, a maioria dos xampus anticaspa contém ingredientes que visam reduzir o fermento no couro cabeludo ou impedir que as glândulas sebáceas produzam muito óleo.

Ingredientes anticaspa

Os fabricantes usam muitos ingredientes em xampus anticaspa. A tabela a seguir lista esses ingredientes e como eles funcionam para minimizar a caspa.

Ingrediente Como funciona
ciclopirox Este agente antifúngico funciona parando o crescimento do fungo.
alcatrão de carvão O alcatrão de carvão ajuda a reduzir a descamação da pele e o crescimento excessivo de células da pele que levam à caspa.
cetoconazol Este agente antifúngico ajuda a matar o fungo Malassezia que irrita as glândulas sebáceas e pode levar à caspa.
ácido salicílico Este beta-hidroxiácido impede que as células da pele grudem e pode ajudar a remover as células escamosas da pele.
ácido salicílico e enxofre A adição de enxofre ao ácido salicílico ajuda a reduzir ainda mais o acúmulo de células da pele. O enxofre também tem atividade antimicrobiana.
sulfeto de selênio Este agente antimicrobiano também ajuda a diminuir a renovação e a descamação das células da pele, além de reduzir o crescimento de leveduras.
piritionato de zinco Também conhecido como ZPT ou ZnPT, este ingrediente ajuda a curar o couro cabeludo, reduzindo o crescimento de leveduras, a produção excessiva de óleo e a superprodução de células da pele que podem levar a flocos de caspa.

Como você pode ver, existem muitos ingredientes de xampu anticaspa. Certos ingredientes podem funcionar bem para algumas pessoas, mas não tão bem para outras.

Além disso, alguns xampus podem ser bons para o couro cabeludo, mas não para o tipo de cabelo ou couro cabeludo.

Leia também: Top 10 Melhores Cremes de Pentear Skala em 2022

Outros fatores a considerar

Além dos ingredientes, você também pode considerar as seguintes variáveis ​​ao escolher um xampu anticaspa:

Cabelos crespos e rebeldes

Se você tem cabelos propensos a fios rebeldes, experimente um produto que contenha ZPT.

Um estudo mais antigo de mulheres com caspa pediu que elas usassem uma solução de ZPT a 1% ou um xampu de cetoconazol a 2%.

Os pesquisadores descobriram que 75% deles preferiam o xampu contendo ZPT porque resultava em menos frizz e fios rebeldes em comparação com o xampu de cetoconazol.

Cor de cabelo

Os xampus de alcatrão de carvão podem escurecer ou manchar a aparência do seu cabelo. Por esse motivo, os médicos geralmente não recomendam usá-lo em cabelos claros.

Resposta masculina versus feminina

Os homens são mais propensos do que as mulheres a ter caspa devido a diferenças na barreira da pele. Um pequeno estudo descobriu que a caspa dos homens respondeu melhor a um xampu com 1% de ZPT em comparação com as mulheres que usaram o mesmo xampu.

Os autores do estudo também descobriram que a caspa das mulheres respondeu melhor aos xampus sem caspa do que a caspa masculina, o que eles pensavam ser provavelmente devido aos efeitos detergentes (de limpeza) do shampoo no cabelo das mulheres.

Leia também: Top 10 Melhores Shampoos para Cabelo Cacheado em 2022

Cabelo oleoso

Shampoos para caspa com sulfeto de selênio podem deixar o cabelo oleoso ainda mais oleoso. Se você controla a oleosidade do cabelo, experimente shampoos anticaspa com outros ingredientes.

Como escolhemos os melhores shampoos anticaspa
Top 10 Melhores Shampoos Anticaspa em 2022

Para esta lista, nosso objetivo foi selecionar xampus anticaspa em várias faixas de preço, mantendo todos os tipos de cabelo em mente. Testamos vários produtos. Também vasculhamos avaliações online, preços e ingredientes.

É importante notar que a escolha de um shampoo pode levar tentativa e erro. Você também precisa considerar o seu tipo de cabelo e cor.

Dê um xampu medicamentoso pelo menos 3 semanas antes de decidir seguir em frente. Se você não notar uma diferença nesse momento, você pode tentar usar outro ingrediente.

Guia de preços

  • $ = menos de $ 10
  • $$ = $10–$20
  • $$$ = mais de $20

Leia também: Hidratante Victoria’s Secret: Conheça os melhores produtos

Como escolher (e usar) o melhor shampoo anticaspa

Top 10 Melhores Shampoos Anticaspa em 2022

✔️ Procure ingredientes ativos: Piritionato de zinco, sulfeto de selênio, cetoconazol, ácido salicílico e alcatrão de carvão podem funcionar para reduzir a caspa, mas você pode precisar experimentar um pouco para encontrar o que seu couro cabeludo reage melhor .

✔️ Observe o seu tipo de cabelo: Os ingredientes listados acima são eficazes para banir a caspa, mas às vezes podem parecer um pouco descascados se suas madeixas precisarem de umidade extra. Especialmente para quem tem cabelos secos, grossos, cacheados, crespos ou enrolados, procure ingredientes que também hidratem o couro cabeludo e os fios, como manteiga de karité, óleo de coco e aloe vera.

✔️ Lave de forma eficaz: Para obter melhores resultados, esfregue seu xampu anticaspa no couro cabeludo com as pontas dos dedos, deixando-o agir por pelo menos cinco minutos antes de enxaguar. Certifique-se de pegar um condicionador anti-caspa também. Depois de enxaguar, alguns dos ingredientes que combatem a caspa são deixados para trás para continuar trabalhando, então usar um condicionador regular pode realmente remover esses ingredientes ativos, observa ele.

✔️ Cuide da sua frequência: Comece lavando pelo menos duas vezes por semana. Observe a aparência e a sensação do couro cabeludo e do cabelo. Se você não vir resultados, trabalhe até três ou quatro dias, se necessário. Você pode até descobrir que obtém os melhores resultados lavando diariamente – tudo depende de como seu couro cabeludo reage ao produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima