Uma parte crucial da Lei de Franquias é que um franqueado assina quando compra uma franquia e contribui para um fundo de propaganda. O fundo de propaganda coleta dinheiro de todos os franqueados para pagar o desenvolvimento e a veiculação de anúncios para a franquia como um todo.
Embora o conceito de um fundo de propaganda seja uma ótima estratégia para a identidade e o reconhecimento da marca, ele deixa de fora uma parte muito importante da equação da franquia: o marketing on-line local. E se sua localização estiver em um território de marca e o reconhecimento da marca não ajudar você a direcionar o tráfego de pedestres? Ou você pode simplesmente querer ter mais controle sobre como gasta seu orçamento de propaganda?
Acredito firmemente em listas de prós e contras. Neste caso, vamos dar uma olhada nas vantagens e desvantagens de um fundo de propaganda de franquia. Dê uma olhada no que exatamente um fundo de propaganda oferece e decida por si mesmo se é um aspecto importante do seu negócio.
O que é um fundo de propaganda?
Os franqueados se beneficiam de uma marca estabelecida (e integridade), bem como de campanhas publicitárias nacionais (impresso, banners, TV, rádio, outdoors, etc.). Para pagar por essas campanhas publicitárias nacionais, a franquia coleta fundos (geralmente uma porcentagem das vendas) de cada franqueado.
Você pode pensar em um fundo de propaganda como um condomínio. O condômino (franqueado) paga quotas à associação condominial (franquia) em troca de direitos e serviços (como coleta de lixo, manutenção predial, etc.).
Os fundos de propaganda não devem ser pensados como uma taxa de royalties pelo uso da marca da franquia, mas uma oportunidade para franqueados e franqueadores trabalharem juntos para desenvolver e implementar estratégias de marketing bem-sucedidas que beneficiem a marca.
O valor que cada franqueado paga ao fundo de propaganda está disponível e varia de acordo com o setor (por exemplo, fast food e varejo têm porcentagens maiores em relação a outros setores). Alguns franqueados pagam taxas fixas semanais ou mensais e não estão estruturados para aumentar ou se adaptar a mudanças ou inflações nos custos de marketing.
No geral, o objetivo do fundo de propaganda é ajudar os franqueados a trabalhar com o franqueador para desenvolver campanhas e estratégias de marketing – e decidir como os fundos arrecadados serão gastos.
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PRÓS
Esse pensamento e execução coletivos podem ser a razão exata pela qual você entrou no negócio com uma franquia.
Existem algumas vantagens realmente grandes nos fundos de propaganda:
- Consistência da marca nacional
- Campanhas publicitárias em grande escala que seriam de custo proibitivo para franqueados individuais
- Comunicação interna entre franqueador e franqueado
- Pesquisa de mercado e consumidor
- Direção (e muitas vezes treinamento) em técnicas de marketing
CONTRAS
Embora uma mentalidade coletiva possa ser reconfortante, você ainda tem seu próprio negócio local para administrar. Você precisa garantir que o que você gasta está atraindo clientes e gerando ROI de fundos de vendas e propaganda pode ser difícil de acompanhar:
- Focado em marca nacional, não em locais
- O franqueador tem a capacidade de rejeitar informações ou preocupações do franqueado
- O franqueador não é obrigado a relatar problemas relacionados ao fundo de propaganda
- Sem obrigação de anunciar localmente
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O que perguntar a um franqueador
Não importa em que estágio você esteja com sua franquia local, reserve alguns minutos para fazer essas perguntas para entender melhor como o fundo de propaganda afeta sua empresa local:
- O comitê do fundo tem forte participação do franqueado?
- Com que frequência o comitê se reúne?
- Existe um orçamento anual revisado/aprovado pelo comitê?
- O marketing/propaganda foi eficaz?
- Os membros do comitê podem designar o uso dos fundos?
- A taxa oscila com frequência? Como isso mudou?
Se você acredita que um fundo de propaganda é importante para sua franquia geral ou não, você tem a obrigação de pagá-lo como parte do seu contrato. Mas não se esqueça das suas opções! Muitos franqueados são convidados a ajudar a decidir como os fundos são divididos e em quais canais de marketing.
Além disso, tome nota que a propaganda nacional financia isso muito geral e para gerenciamento de marca, não necessariamente para aumentar as vendas em sua área local. A maneira mais fácil de começar a aumentar os clientes em sua área local é atualizar os diretórios on-line para que sua localização seja facilmente encontrada nos resultados de pesquisa.