O tratamento de linhas finas e rugas não requer necessariamente uma visita ao cirurgião plástico. O uso regular de produtos antienvelhecimento, como cremes noturnos, cremes para os olhos ou soros, pode fazer uma diferença real na aparência e na sensação da sua pele, e há muitos produtos excelentes por aí que não exigem receita médica (ou custam um fortuna).
Por isso, trouxemos 10 melhores cremes anti-idade em 2022.
Como escolher o melhor creme ou soro anti-rugas
Digitalize o rótulo: Os dermatologistas com quem conversamos recomendam produtos que contenham os seguintes ingredientes: Retinóides (derivados da vitamina A) promovem a renovação celular, estimulam a produção de colágeno e ajudam a uniformizar o tom da pele. Os peptídeos são outro importante grampo antienvelhecimento que ajuda a reparar os danos da pele. Antioxidantes como as vitaminas C e E ajudam no combate aos radicais livres (moléculas instáveis que podem causar grandes danos às suas células). Ácido hialurônico, ceramidas, manteiga de karité e outros hidratantes podem aumentar e bloquear a umidade, o que ajudará a reduzir os efeitos irritantes dos ingredientes antienvelhecimento.
Conheça o seu tipo de pele: “Para quem tem pele oleosa ou vive em climas úmidos, um creme leve com propriedades matificantes evitará que a pele fique pesada e brilhante. Por outro lado, se alguém tem a pele desidratada ou vive em uma área seca e fria, um creme rico é mais apropriado para seu regime.
Fator em sensibilidades: Se sua pele é facilmente irritada, considere procurar cremes antienvelhecimento que contenham bakuchiol em vez de retinol. Na verdade, ele tem o mesmo efeito que o retinol topicamente, mas é menos irritante porque também é um agente anti-inflamatório. Outros potenciais irritantes a serem evitados incluem fragrâncias, corantes artificiais e até óleo de coco ou manteiga de cacau, que podem entupir os poros e causar espinhas.
Procure embalagens nobres: Ingredientes como vitamina C, retinol e peptídeos podem se tornar instáveis e se degradarem quando expostos ao ar ou à luz, portanto, qualquer produto que os contenha deve ser embalado em tubos escuros e opacos, de preferência com bombas herméticas.
Leia mais: Esfoliante labial: Qual a melhor opção de 2022
Como tirar o máximo proveito de seus cremes e soros antienvelhecimento
Camada na ordem correta: você quer que seus produtos se complementem, não trabalhem um contra o outro. Salvo indicação em contrário, lembre-se de aplicar cremes antienvelhecimento após todos os outros cuidados com a pele – exceto o protetor solar diário. Aplicar um creme antes de um gel ou soro, por exemplo, pode impedir que eles penetrem adequadamente na pele.
Certifique-se de que os ingredientes se dão bem: muitos de nós fazemos camadas de produtos porque achamos que isso aumentará os ingredientes ativos que ajudarão nossa pele, quando, na realidade, podemos desativá-los combinando ingredientes que se chocam – e os retinóides são um bom exemplo disso.
Leia mais: Top 10 Melhores Óleos Essenciais em 2022
Perguntas frequentes sobre cremes de dia antienvelhecimento
Os produtos anti-idade realmente funcionam?
Você não pode reverter o envelhecimento, mas certos ingredientes de cuidados com a pele podem melhorar a aparência de rugas, linhas finas, embotamento e textura.
O ingrediente antienvelhecimento padrão ouro nos cuidados com a pele é o FPS e deve ser usado diariamente. O uso regular ajudará a limitar os danos causados pela radiação UV, mas também desempenhará um papel importante na proteção contra linhas finas, rugas, manchas da idade, pigmentação e tom de pele irregular.
A melhor coisa que você pode fazer para reduzir a aparência do envelhecimento com sua rotina de cuidados com a pele é cuidar dela o mais cedo possível, com medidas preventivas como aplicar FPS diariamente e sempre remover a maquiagem antes de ir para a cama.
Ingredientes a procurar nos cremes de dia anti-idade
Antioxidantes – A vitamina C e a niacinamida são ingredientes poderosos que merecem um lugar na sua rotina matinal, pois protegem contra agressores ambientais, pigmentação e manchas.
Ceramidas – Você encontrará ceramidas em abundância em produtos de limpeza, soros e hidratantes e, embora ocorram naturalmente em sua pele, elas diminuem gradualmente à medida que envelhecemos. Eles protegem sua pele contra agressores ambientais e evitam a perda de água, por isso são um ótimo ingrediente a ser observado em seus produtos tópicos de cuidados com a pele, pois deixam a pele macia e hidratada.
Ácido hialurônico – Este é um dos ingredientes mais usados em hidratantes, pois é um umectante que atrai e retém a umidade da pele, dando um efeito de preenchimento.
Retinol – Derivado da vitamina A, o retinol é um dos ingredientes antienvelhecimento mais potentes, graças aos seus resultados clinicamente comprovados na melhora de linhas finas e rugas em menos de doze semanas. Também pode desbotar cicatrizes de acne e aumentar a produção de colágeno. Está disponível sem receita em hidratantes e séruns, em intensidades variadas, variando de 0,01% a 2%.
Esqualano – Este é um agente hidratante à base de óleo que funciona bem para tipos de pele madura, seca e desidratada para reduzir a perda de água e fortalecer a barreira da pele selando a umidade.
Leia mais: Top 10 Melhores Sabonetes para Acne em 2022
O seu tipo de pele afeta qual creme antienvelhecimento você deve usar?
Em suma, sim. O antienvelhecimento é uma preocupação comum da pele, mas você também deve levar em consideração o seu tipo de pele ao procurar um novo hidratante.
Qualquer coisa muito oleosa ou espessa pode exasperar a produção de óleo; portanto, se você quiser evitar uma zona T brilhante, opte por produtos não comedogênicos e isentos de óleo que sejam leves e não obstruam os poros.
Da mesma forma, se você tem pele seca, precisará de algo nutritivo para melhorar a textura e a flexibilidade da pele que hidratará enquanto combate as linhas finas e as rugas.
Vale a pena dedicar um tempo para pesquisar seu tipo de pele para que você possa combinar os ingredientes de acordo. Seu tipo de pele afetará a forma como sua pele envelhece em primeiro lugar e, portanto, informa os tratamentos que serão mais eficazes. As peles oleosas tendem a se beneficiar de ingredientes esfoliantes, como ácido glicólico ou salicílico, que estimulam o processo natural de renovação da pele. As peles secas e sensíveis, por outro lado, podem se beneficiar de cremes hidratantes com antioxidantes para limitar os danos do sol e da poluição e aumentar a cicatrização.
Um creme ou soro mais leve pode ser adequado para você aos 30 anos, mas à medida que envelhecer, provavelmente descobrirá que precisa de um creme mais rico e nutritivo. Não se esqueça de que a pele delicada ao redor dos olhos responde melhor a produtos oftalmológicos especializados .