Cera para depilação: Qual é a melhor de 2022?

Se você se comprometeu a remover qualquer quantidade de pelos do corpo, provavelmente sabe que cera para depilação é uma opção confiável. Ao lado da depilação a laser profissional, é uma das melhores técnicas para depilação duradoura. E embora a depilação ainda possa resultar em alguns encravamentos (que existem muitas maneiras de resolver), você não terá que se preocupar em cortar acidentalmente sua pele ou ficar com queimaduras de navalha, como faria se usasse regularmente uma navalha.

Mas a depilação ainda pode ser dolorosa – e cara, especialmente durante o clima mais quente, quando o custo pode aumentar rapidamente se você fizer isso com mais frequência.

Felizmente, existem muitos produtos que você pode usar para depilar em casa, o que pode não ser menos doloroso para o seu corpo, mas aliviará a pressão na sua carteira (o que conta para alguma coisa, certo?).  Conheça a seguir os tipos de cera.

Cera Suave Quente

Como depilar com cera quente sem erro e sem manchas • Ana Maria Braga

A cera morna e macia é à base de creme ou resina e usada para depilação em tira. É suavemente aquecido e aplicado em uma camada fina sobre a pele. Uma tira de pano é pressionada e removida, levando os cabelos com ela. A cera para espalhar é frequentemente usada para cobrir áreas maiores, como pernas e braços. Embora seja extremamente eficiente em pegar até pelos finos, a cera macia também adere à pele, por isso deve ser aplicada apenas uma vez por área.

As ceras quentes à base de creme são mais suaves para a pele. Uma cera quente à base de mel/resina é considerada antiga, pode ser muito quente e pegajosa, o que deixará a pele irritada depois. cera à base. Não é recomendável produtos à base de mel ou resina para peles sensíveis. Pode ser muito quente, pegajoso e abrasivo.”

Para peles sensíveis, procure uma cera à base de creme com dióxido de titânio, que atua como um amortecedor entre a cera e a pele.

Cera dura quente

A cera dura é uma opção eficaz tanto para áreas com pelos mais grossos quanto para pelos finos e finos. A cera é aplicada quente e endurece à medida que esfria. Também é conhecida como cera sem tiras porque, em sua forma endurecida, atua como a própria tira. Uma pequena quantidade de óleo de pré-depilação normalmente é aplicada na pele após a limpeza para protegê-la da cera. Depois de aquecer a cera a um estado de espalhar, ela “endurece em um material flexível que é puxado por um ‘lábio’ criado pelo fornecedor.

A cera dura é aplicada em uma camada mais espessa do que a cera mole, mas também na direção do crescimento dos pelos – um detalhe importante. Puxar na direção errada do crescimento do cabelo pode fazer com que o cabelo se quebre e fique encravado. A cera agarra-se aos pelos de uma forma retrátil à medida que endurece, em vez de grudar na pele como uma cera mole. Isso o torna mais adequado para áreas menores e mais sensíveis, como lábios, nariz, axilas e área do biquíni. Quando usado em áreas maiores, como as pernas.

Sua natureza gentil é ótima para aqueles com pele sensível, mas por outro lado, não é forte o suficiente para agarrar os cabelos do bulbo, o que significa que você pode ter que passar por uma única área várias vezes. Isso levará a irritação na pele. Certifique-se de usar um produto de qualidade ao trabalhar com cera dura. “Variedades mais baratas de cera dura podem esfriar e ficar quebradiças e não flexíveis.

Como com a cera macia, o cabelo precisa ser longo o suficiente para que a cera se agarre. Recomendamos que o cabelo tenha pelo menos 1/4″ de comprimento (aproximadamente do tamanho de um polvilho).

Cera Macia Fria

A cera fria é retirada diretamente do pote e aplicada diretamente na pele ou vem preparada em uma tira. Esse método é atraente para muitos porque elimina o risco de queimar a pele com cera muito quente. Embora seja conveniente, é mais firme e pode ser complicado obter uma camada fina uniformemente. Normalmente não é tão eficaz quanto a cera quente e pode deixar os pelos presos à pele. Muitos também acham a cera fria mais dolorosa de remover do que a cera aquecida. Alguns até acham mais fácil aquecer levemente a cera antes de usar para suavizar a fórmula para espalhar.

Tiras de cera pré-fabricadas

As tiras pré-enceradas vêm com a quantidade certa de cera mole fria já anexada e estão prontas para uso, sem necessidade de aquecimento. Este método é a opção mais fácil de usar e sem bagunça e é recomendado para iniciantes. Eles não são apenas fáceis de usar, mas não há chance de colocar muito produto. E dependendo de quanto cabelo você está removendo, uma tira pode ser usada mais de uma vez por área.

É sempre recomendável que as tiras de cera sejam levemente ‘aquecidas’ um pouco, esfregando-as entre as palmas das mãos, o que permite que elas grudem mais no cabelo. As tiras frias requerem o mínimo de preparação e com menos partes móveis de toda a operação, esta é de longe a opção mais conveniente para viajar. Como acontece com qualquer cera fria, não há risco de queimar a pele. Ouso de tiras pré-fabricadas para áreas menores, porque elas não podem ser espalhadas como cera quente

Cera de Açúcar

Como se depilar em casa sozinha: 6 dicas para usar cera sem medo - Soft Hair

A cera de açúcar é um dos métodos de depilação mais antigos conhecidos, originário do Oriente Médio. É também uma das fórmulas mais naturais e simples, geralmente consistindo em alguma combinação de açúcar, limão e água quente. Sugaring não é uma cera: é uma forma de depilação, mas não tem a mesma base. Tecnicamente uma cera ou não, há uma razão pela qual esse método de depilação existe há séculos.

É extremamente suave – para uma cera – por isso é ideal para peles sensíveis e reativas. A cera de açúcar funciona muito como a cera dura, pois agarra os pelos sem grudar na pele. Este tipo de fórmula permitirá várias passagens em uma área sem a irritação que uma cera macia causaria. A cera de açúcar pode vir como uma bola pegajosa para ser aplicada com os dedos ou como uma cera macia para ser usada com tiras. Como ele pode ser facilmente movido, o sugaring pode remover pelos de áreas grandes ou pequenas do corpo, no entanto, é mais eficaz contra tipos de cabelo finos a médios.

Ao contrário de uma cera dura ou macia à base de resina, a cera de açúcar é solúvel em água, o que torna a limpeza muito mais fácil. Isso também resulta em menos pelos encravados porque o produto não ficará preso em folículos pilosos abertos, bloqueando o crescimento do cabelo.

Aplique a cera de açúcar ao contrário da cera tradicional: contra o grão, depois removida com o grão.

Leia também: Top 10 Melhores Hidratantes para o Rosto em 2022 (Nivea, Vichy e mais)

Cera de Frutas

A cera de frutas é sem tiras como a cera dura, apenas com os benefícios adicionais da pele de enzimas e extratos de frutas como mamão, morango, romã, cranberry e ameixa. A cera suave nutre a pele com antioxidantes e vitaminas à medida que remove os pelos, essencialmente também como cuidados com a pele (uma vitória em nosso livro).

A cera de frutas geralmente é uma ótima opção para quem tem pele sensível porque não causa inchaços, erupções cutâneas ou marcas, mas você deve ter certeza de que não é alérgico a nenhum dos ingredientes. Como acontece com qualquer produto de beleza natural, você pode esperar pagar um pouco mais por uma cera de frutas do que uma simples opção à base de resina.

Cera de Chocolate

A cera de chocolate é macia na pele e conhecida como um dos tipos menos dolorosos de cera. É hidratante e cheio de ingredientes calmantes e nutritivos, como óleo de amêndoa, óleo de soja e óleo de girassol, glicerina, vitamina E e outros minerais. O próprio cacau é rico em antioxidantes e atua como emoliente na cera. O óleo de amêndoa dá-lhe propriedades anti-inflamatórias – um benefício muito apreciado ao arrancar os pelos dos folículos.

O óleo de amêndoa é um hidratante rico em vitamina D, vitamina E e vários minerais. Ajuda a acalmar a pele da irritação e a protegê-la dos danos da radiação UV.

A cera de chocolate pode ser mole ou dura, mas é sempre aplicada morna. Tem um baixo ponto de fusão, por isso é improvável que cause queimaduras. A experiência luxuosa vem com um preço a combinar, mas para muitos, a pele brilhante e a indulgência de spa valem a pena.

Ideias para considerar

Qual o tamanho ideal do pelo para depilação com cera? - Pello Menos

A depilação com cera pode causar grandes danos à pele – se você não tomar cuidado.

A depilação com cera remove os pelos levantando-os pela raiz. Com a depilação tradicional, a cera quente é aplicada na pele e os pelos são arrancados na direção oposta ao crescimento. A palavra-chave aqui e o que pode tornar a depilação em casa perigosa é que está quente.

A cera quente pode queimar a pele – e é um tipo particularmente perigoso de queimadura porque o produto quente adere à pele. Certifique-se sempre de seguir as instruções de aquecimento de perto e de segurar a mão sobre a cera depois de aquecida para medir a temperatura antes de aplicá-la na pele.

Leia também: Top 10 Melhores Hidratantes Corporais em 2022

Se você tem pele escura, a hiperpigmentação pode ser um problema.

A cera quente tende a aderir mais forte, então, embora possa remover os pelos com mais eficiência, também pode grudar mais na pele e arrancar as camadas superiores da pele, pois também está puxando o cabelo.

É essa esfoliação da camada superior da pele que a deixa mais suscetível à hiperpigmentação pós-inflamatória (também conhecida como manchas escuras).

Quais são os benefícios da depilação?

O principal benefício da depilação com cera sobre o barbear ou com o creme depilatório é o tempo que o pelo fica afastado. Após a depilação, você pode ficar sem pelos por algumas semanas a dois meses ou às vezes até mais. Você também pode achar que o cabelo fica mais fino e mais fraco com o tempo também.

Comparado com a depilação, costuma ser mais rápido e pode ser mais preciso na remoção, principalmente na face. E comparado ao laser, geralmente é menos doloroso e mais econômico.

Leia também: Top 10 Melhores Pó Descolorantes em 2022 (Yamá, Amend, Wella e mais)

Quais são as desvantagens da depilação?

Para depilar, você deve deixar o cabelo crescer até cerca de 4 cm nas pernas, virilha e axilas (os pelos do rosto podem ser mais curtos), o que pode ser um incômodo nos meses de verão. No entanto, a principal desvantagem da depilação com cera é a dor que pode vir com ela – afinal, você está arrancando grandes quantidades de cabelo – e o risco de pelos encravados se não for devidamente cuidado.

Que tipo de cera devo usar?

Para iniciantes, tiras de cera pré-fabricadas são um ótimo lugar para começar a se acostumar com os movimentos e sensações da depilação em casa. Eles fazem pouca ou nenhuma bagunça, são incrivelmente fáceis de usar e geralmente também são econômicos.

Para a depilação facial, opte sempre por cera facial sob medida, tiras ou caneta. A cera geralmente é modificada para cabelos mais finos ou macios, vem em tiras menores e pode incluir ingredientes nutritivos para acalmar a pele sensível.

Para qualquer pessoa bem versada em depilação, um kit de cera quente pode ser um ótimo investimento para uso a longo prazo, proporcionando resultados semelhantes aos de um salão em casa. Dependendo da preferência pessoal por cera macia e tiras de remoção ou cera dura que pode ser puxada sozinha, você pode mudar sua rotina com base em seus produtos favoritos e brincar com o que funciona melhor para você.

Sugaring é outra opção de depilação semelhante à depilação em termos de conceito, mas usa apenas açúcar e água para um método de depilação totalmente natural. É melhor deixar isso para aqueles que sabem o que estão fazendo, pois pode ficar quente, pegajoso e bastante confuso.

Quais são as dicas para obter os melhores resultados na depilação?

  • Sempre esfolie 24 horas antes da depilação para limpar a pele de células mortas, poeira ou sujeira. 
  • O gel de limpeza pré-depilatório pode ser uma grande ajuda para preparar a pele, removendo o excesso de oleosidade e sujeira antes da depilação. 
  • Sem pressa. A depilação às vezes pode ser dolorosa, por isso é importante manter a calma, ter tudo o que você precisa à sua frente e não apressar nada. 
  • Seja usando uma tira de cera pré-fabricada, cera quente ou uma caneta de cera, sempre passe a cera na direção do crescimento do cabelo e remova-a na direção oposta para tirar o cabelo pela raiz. 
  • Após a depilação, faça o acompanhamento com um lenço de limpeza (geralmente fornecido) e trate a pele com um hidratante calmante ou loção de cuidados posteriores.
  • Tome banho após 12-24 horas e esfolie regularmente para evitar pelos encravados. 

O veredicto: kits de depilação caseiros

Há uma grande variedade de kits de depilação por aí, mas esperamos ter ajudado a responder a quaisquer perguntas, esclarecer a confusão e orientá-lo na direção certa de qual kit de depilação caseiro comprar. Para iniciantes, começar com tiras de depilação sem calor pré-fabricadas, é uma boa maneira de ganhar confiança e se acostumar com a sensação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima