Top 10 Melhores Escovas de Cabelo em 2022 (Raquete, Redonda e mais)

Enquanto algumas pessoas podem sobreviver com apenas um pente, as melhores escovas de cabelo são cruciais para quem tem cabelos longos e grossos. Mas, nem todas são iguais. Seu tipo de cabelo e estilo desejado determinarão de que tipo você precisa.

Por que a escovação é tão importante?

A escovação é importante para a aparência e a saúde do seu cabelo. Quando feita com cuidado e regularidade, a escovação pode deixar o cabelo mais brilhante porque achata as cutículas. Isso torna o cabelo mais reflexivo.

O ato de escovar também estimula os capilares e vasos sanguíneos do couro cabeludo. Isso ajuda a aumentar a circulação na área, o que, por sua vez, aumenta a quantidade de oxigênio que atinge os folículos capilares. Também aumenta o fluxo de nutrientes para a área. Diz-se que tudo isso ajuda no crescimento do cabelo, fortalecendo as raízes e reduzindo a perda de cabelo.

Não se trata apenas de desembaraçar e promover o brilho. A escovação regular elimina as impurezas que se acumulam naturalmente no cabelo e no couro cabeludo. Ele remove o cabelo velho, células mortas da pele e produtos que podem causar bactérias para entupir os poros do couro cabeludo, o que pode impedir o crescimento.

Além disso, a escovação espalha sebo para deixar seu cabelo mais forte (parece nojento, nós sabemos), e isso pode ajudar com a oleosidade.

Que tipo de escova de cabelo devo usar?

Depois de passar algum tempo escolhendo a cor e o estilo perfeitos para o seu cabelo, você também vai querer a escova certa. Diferentes designs de pincéis se adaptam a diferentes tipos de cabelo e podem criar looks diferentes.

Por exemplo, escovas de cabelo redondas são perfeitas para criar aquele secador de cabelo saltitante, enquanto escovas de remo podem suavizar seu cabelo em um estilo reto de pôquer.

Você também pode comprar escovas de xampu com cerdas de borracha mais grossas, projetadas para ajudá-lo a distribuir xampu ou condicionador pelo cabelo e massagear o couro cabeludo ao mesmo tempo.

Aqui está a nossa seleção das melhores escovas de cabelo, de vários tipos e para todas as texturas de cabelo; continue a ler para encontrar o pincel perfeito para o seu estilo.

Escolha o Formato da Escova de Acordo com o Efeito Desejado

Para saber qual a melhor escova para pentear os cabelos ou modelar durante a escova, você deve conhecer os formatos disponíveis. Existem opções planas para desembaraçar, incluindo as escovas raquetes e ovais, e também o formato cilíndrico para fazer escova. Conheça as diferenças entre elas!

Escova para Desembaraçar o Cabelo: Raquete, Oval ou Polvo são as Mais Práticas

Top 10 Melhores Escovas de Cabelo em 2022 (Raquete, Redonda e mais)

Mesmo dentro da categoria de escovas de cabelo para desembaraçar, existem modelos com diferentes benefícios. Algumas favorecem mais os fios lisos, enquanto outras são ideais para fios com ondas e cachos. Conheça mais detalhes sobre as mais populares!

  • Raquete e oval: servem tanto para fios lisos quanto para os ondulados e cacheados. Porém, quanto mais ondas seu cabelo tiver, mais espaço deve haver entre as cerdas.
  • Escova polvo: usadas principalmente em cabelos cacheados e ondulados, possuem cerdas encaixáveis que podem ser espaçadas ou apertadas, de acordo com o tipo de cabelo. Além disso, possuem formato que acompanha o couro cabeludo.

Esses tipos também são boas escovas para pentear cabelo por não armarem os fios. Isso é interessante para quem já tem o cabelo volumoso por natureza, e não quer ganhar mais frizz durante o desembaraço. Falaremos mais sobre os tipos de cerdas ideais ao longo deste artigo, então continue a leitura!

A escova raquete também pode ser utilizada simultaneamente com o secador em cabelos mais lisos ou levemente ondulados, auxiliando no alinhamento dos fios durante a secagem.

Leia mais: Top 10 Melhores Pincéis de Blush em 2022

Escova de Cabelo para Secador: Perfeita para a Modelagem dos Fios

Escova de Cabelo para Secador: Perfeita para a Modelagem dos Fios

Já as escovas cilíndricas possuem cerdas em todo o diâmetro. É a melhor escova para escovar cabelo com secador, já que ajuda a modelar e alisar os fios. Por ter cerdas finas e com pouco distanciamento, ela consegue segurar as mechas com firmeza, o que é ideal para elaborar penteados.

Quem não gosta daquele brilho bonito após a modelagem, não é? Ao usar este tipo de escova para escovar cabelo com secador, você conseguirá esse efeito. Dependendo do tamanho, elas também são interessantes para arrumar o baby hair ou finalizar penteados presos.

Verifique o Material e o Tipo da Base para Obter Mais Benefícios

O material da base (tubo onde ficam as cerdas), também influencia na escolha de uma escova de cabelo boa. É por esse critério que você saberá se ela pode ser usada nos fios secos ou úmidos, entre outros casos. Descubra as vantagens de escovas almofadas, vazadas e térmicas!

Base Almofadada: a Melhor Escova Desembaraçante para Usar nos Fios Secos

Top 10 Melhores Escovas de Cabelo em 2022 (Raquete, Redonda e mais)

Esta é a opção mais interessante se você busca uma escova de cabelo macia, já que usa material suave em sua base. Elas massageiam o couro cabeludo enquanto penteiam, sem causar danos aos fios. Esse tipo de base é comum em escovas para desembaraçar como em formato de raquete ou oval.

Por questão de higiene, escovas de cabelo com base almofadada devem ser utilizadas apenas nos fios secos. Isso porque o contato com a água acumula umidade, que aumenta a proliferação de fungos e prejudica a saúde dos fios.

Leia mais: Top 10 Melhores Máscaras de Reconstrução em 2022 (Skala, Salon Line e mais)

Base Vazada ou Reta: Ideais para Cabelos Úmidos e Molhados

Top 10 Melhores Escovas de Cabelo em 2022 (Raquete, Redonda e mais)

Escovas de cabelo com base reta ou vazada (com frestas na estrutura) são ideais para pentear fios molhados e úmidos, inclusive durante o banho. As cerdas bem separadas ajudam a desembaraçar com facilidade, sem agredir, além de economizar produto ao espalhar máscara ou condicionador.

Os modelos vazados se destacam ainda pela higiene. Por contarem com aberturas ao longo de toda a base, não há acumulo de água ou fungos, garantindo mais saúde aos fios. Considere esse aspecto ao escolher a melhor escova para desembaraçar o cabelo molhado!

Base Térmica: Auxilia na Distribuição do Calor para os Fios

Top 10 Melhores Escovas de Cabelo em 2022 (Raquete, Redonda e mais)

Ao escolher a melhor escova para secar cabelo com o secador, o ideal é optar por uma cilíndrica que tenha a base térmica. Graças à estrutura em metal, ela esquenta mais rápido e conduz o calor com facilidade para os fios. Por isso é importante que contenham pequenos orifícios na estrutura.

Escovas de cabelo com base em cerâmica espalham melhor o calor, um ponto positivo para cabelos grossos ou difíceis de alisar. Já as de alumínio são indicadas, de forma geral, para todos os tipos de mecha. Como não costuma haver muita diferença de preço, compensa comparar os benefícios de cada uma.

Escolha o Tipo de Cerdas Mais Indicado para Cada Cabelo

Em conjunto com as outras características citadas acima, são as cerdas que vão definir o tipo de escovas de cabelo profissional ou doméstico mais indicado para sua rotina. As mais populares são em nylon, plástico, madeira ou pelo naturais. Não perca a explicação a seguir

Cerdas de Nylon ou Plástico: Versátil para Desembaraçar e Escovar

Top 10 Melhores Escovas de Cabelo em 2022 (Raquete, Redonda e mais)

As cerdas de nylon são resistentes e, ao mesmo tempo, flexíveis. São uma opção interessante de escova para desembaraçar ou escovar qualquer tipo de cabelo. Elas costumam ter as pontas protegidas por pequenas bolinhas, que ajudam a massagear o couro cabeludo suavemente.

As cerdas de polipropileno, que é um tipo de plástico, também são eficientes para desembaraçar os cabelos, tanto secos, como molhados.

Cerdas de Madeira: Ideal para Quem Busca uma Escova de Cabelo Antifrizz

Top 10 Melhores Escovas de Cabelo em 2022 (Raquete, Redonda e mais)

Cerdas de madeira são as melhores para o desembaraço de cabelos mais grossos e cacheados. A distância entre os pinos é maior, portanto o risco de enroscar os cabelos é mais baixa. Além disso, elas reduzem a eletricidade estática dos fios, sendo uma ótima escova de cabelo antifrizz.

As cerdas de madeiras possuem alta durabilidade, mais difíceis de quebrar em comparação às de plástico. Porém, não devem ser utilizadas nos cabelos molhados com muita frequência, também, não são indicadas para cabelos cacheados e crespos, pois tendem a enroscar nos fios.

Alguns modelos possuem bolinhas nas pontas que massageiam e desembaraçam as madeixas.

Cerdas de Javali: Ótima Escova para Cabelos Finos e Quebradiços

Top 10 Melhores Escovas de Cabelo em 2022 (Raquete, Redonda e mais)

Já as cerdas de javali são feitas de pelos do próprio animal. Elas são as escovas mais indicadas para cabelos finos e quebradiços. Elas não servem para desembaraçar os fios, apenas para escovar suavemente. Elas também diminuem o frizz e deixam os cabelos com mais brilho.

Modelos produzidos somente com cerdas de javali, costumam ser mais caros e difíceis de encontrar. A alternativa é utilizar cerdas mistas, como as de javali e nylon, por exemplo. Assim, você une os benefícios de ambos os materiais, e ainda investe menos. A melhor escova para cabelos finos e sensíveis!

Leia também: Top 10 Melhores Shampoos Pantene para Comprar em 2022

Conclusão

As escovas de cabelo não são apenas para o uso prático do dia a dia, elas são verdadeiros acessórios, para o cuidado dos fios, ou para arrasar com um belo penteado. Neste artigo, você aprendeu a identificar os principais pontos para escolher a melhor escova de cabelo.

Lembre-se que, além de ajudar no penteado, a escova deve ser benéfica à saúde dos seus fios. Gostou deste artigo, ou conhece outras pessoas que se interessariam por ele? Então aproveite para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima