Top 10 Melhores Máscaras de Reconstrução em 2022 (Skala, Salon Line e mais)

A etapa de nutrição capilar é essencial para manter os cabelos saudáveis e bonitos ao usar as melhores máscaras de reconstrução. Afinal, quem não quer ter madeixas macias, brilhantes e livres dos indesejáveis frizz? Tudo isso é possível com o uso de uma máscara de nutrição, pois ela repõe os lipídios e nutrientes responsáveis pela proteção dos fios.

Marcas como Salon Line, Inoar e Lola Cosmetics são referências em máscaras nutritivas. Para te ajudar a encontrar a opção ideal, elaboramos um artigo completo, contendo um ranking com as 10 melhores máscaras de reconstrução do mercado, além de truques para você utilizar esse produto.

Como Escolher a Melhor Máscara de Reconstrução

Para auxiliar na recuperação dos cabelos danificados, é importante usar uma máscara de reconstrução capilar adequada. No mercado, há diferentes opções, com ativos que complementam os cuidados com o cabelo. Saiba agora tudo o que você precisa saber para escolher a melhor máscara de reconstrução!

Veja para Quais Cabelos a Máscara de Reconstrução Capilar é Indicada

Veja para Quais Cabelos a Máscara de Reconstrução Capilar é Indicada

Como mencionado, as máscaras de reconstrução têm o propósito de reconstruir a fibra capilar. De maneira geral, eles são indicados para cabelos danificados, frágeis e sem vida. Mas, se você procura um tratamento mais específico para você, há fórmulas que garantem acabar com pontas duplas, por exemplo.

Também existem máscaras que são indicadas para determinados cabelos. Enquanto a máscara de reconstrução da Elseve Longo dos Sonhos é ideal para cabelos compridos, a máscara de reconstrução da Salon Line potencializa os efeitos em cabelos cacheados, crespos e ondulados, conforme o rótulo indica!

Escolha o Tipo da Queratina Conforme as Necessidades do Seu Cabelo

Top 10 Melhores Máscaras de Reconstrução em 2022 (Skala, Salon Line e mais)

A queratina é uma proteína fibrosa que auxilia na formação da fibra capilar. Com o tempo, as agressões externas como os raios solares, poluição e altas temperaturas de aparelhos (secador, chapinha etc) e substância químicas prejudicam a estrutura dos fios e eliminam a queratina natural dos cabelos.

É por isso que as máscaras de reconstrução possuem a queratina como o principal ativo, para regenerar e devolver a estrutura dos fios. O tipo mais comum de queratina é a hidrolisada, que penetra facilmente nos fios danificados, sendo ideal para quem precisa de uma reconstrução ainda mais profunda.

Há também opções com a queratina vegetal, que deixa os fios mais leves, mas tem um menor poder de penetração. A queratina vegetal tem a vantagem de não ser extraída de animais, mas de proteínas do arroz, algas, trigo e soja, sendo parecida com a queratina natural presente no cabelo.

Para realizar uma reconstrução dos fios é importante que a máscara de sua escolha tenha em seus ativos aminoácidos. São os aminoácidos que realizam as ligações proteicas dos fios, concretizando assim o processo de reconstrução deles.

É indicado utilizar a máscara a cada 15 dias em cabelos sem processos químicos ou uma vez na semana para cabelos sensibilizados.

Verifique os Ingredientes Ativos na Fórmula da Máscara de Reconstrução

Top 10 Melhores Máscaras de Reconstrução em 2022 (Skala, Salon Line e mais)

Um dos primeiros fatores que você deve observar na hora de escolher a sua máscara são os ativos que compõem a fórmula. No mercado de cosméticos, existem diversas composições com ativos que proporcionam tratamentos específicos aos cabelos. Confira a seguir mais detalhes sobre os principais deles:

  • Papaya: previne a queda e o afinamento por toda a extensão dos fios, além de estimular o crescimento no couro cabeludo.
  • Aminoácidos: como arginina, glicina e metionina, potencializam o fortalecimento e a resistência dos fios, ajudam no crescimento saudável e evitam a queda.
  • Vitamina E: contribui para a produção da queratina natural da fibra capilar, com ação antioxidante que mantêm os cabelos saudáveis e hidratados.
  • D-panthenol: também conhecido como pró-vitamina B5, esse ativo deixa os cabelos hidratados, macios, sem frizz e livres das pontas duplas.
  • Proteínas: devolvem a estrutura capilar perdida em procedimentos químicos, além de estabelecer a elasticidade e resistência dos fios.
  • Creatina: regenera a fibra capilar, principalmente nos cabelos danificados, aumentando a resistência e a elasticidade.
  • Colágeno: cria uma película protetora em volta da fibra capilar, protegendo todo o cabelo das ações do sol, vento, secador e chapinha.
  • Macadâmia: controla o volume dos cabelos quimicamente tratados e danificados, com ação hidratante e nutritiva, deixando os fios fortes e sem frizz.
  • Óleo de rícino: conhecido popularmente como Mamona, esse ativo possui ação antioxidante, beneficiando diretamente a saúde capilar.

Esses são os ativos mais comuns, mas existem outros, como minerais, geleia real, romã, óleos de jojoba, argan ou amêndoas e até vinagre de maçã. Por isso, considere as necessidades do seu cabelo e opte por um produto que dê o tratamento adequado para deixar seus fios ainda mais bonitos e saudáveis.

Leia também: Top 10 Melhores Águas Micelares para Comprar em 2022

Afinal, Como Aplicar a Máscara de Reconstrução? Aprenda Agora

Top 10 Melhores Máscaras de Reconstrução em 2022 (Skala, Salon Line e mais)

Após ler todas as nossas dicas, você percebeu que os seus cabelos estão precisando de uma reconstrução, mas não sabe muito bem como aplicar o produto? Confira a seguir alguns truques indispensáveis para você obter os melhores resultados e cair nas graças das madeixas saudáveis e sedosas.

  1. Primeiro, lave muito bem os cabelos com um shampoo de sua preferência. Se possível, utilize um shampoo reconstrutor para potencializar a ação da máscara.
  2. Retire o excesso de água nos fios e divida os cabelos em mechas finas.
  3. Aplique a máscara de reconstrução com os dedos ou com o auxílio de um pincel.
  4. Aguarde o tempo de ação do produto indicado pela marca e enxágue completamente a máscara dos fios.
  5. Finalize com o condicionador de sua preferência.
  6. O ideal é deixar os cabelos secarem naturalmente, mas se preferir agilizar esse processo com um secador, aplique um produto com proteção térmica.

No caso de cabelos muito danificados, é recomendável aplicar pelo menos uma vez na semana. Agora, se os seus cabelos estão menos fragilizados, para manter o cronograma capilar em dia utilize a máscara de reconstrução a cada 15 dias, pois é uma etapa de reposição de nutrientes importante para os fios.

Perguntas Frequentes sobre Máscaras de Reconstrução

A escolha da melhor máscara de reconstrução pode gerar muitas dúvidas. Por isso, selecionamos 3 das mais frequentes entre os consumidores e perguntamos para o tricologista Kevin Porto. Confira a seguir.

O que Fazer Quando os Cabelos Estão Quebradiços?

Primeiro passo, identificar o motivo dos fios estarem se quebrando e mudar os hábitos. Na sequência indico sempre tratamentos com aminoácidos, ácido hialurônico ou sericina, que irão melhorar a qualidade dos fios.

Reposições lipídicas devem ser realizadas com constância e reduzem o atrito da fibra diminuindo a frequência da quebra.

Leia também: Melhor Creme Para Cabelo Cacheado de 2022

Posso Potencializar a minha Máscara de Reconstrução Adicionando Outros Ingredientes?

Esta não é uma boa ideia, pois, as máscaras foram desenvolvidas por profissionais químicos, e alterar esta fórmula pode trazer deficiência na entrega dos ativos principais da fórmula.

Minha sugestão é entender de fato qual a necessidade do seu fio, e buscar ativos cosméticos que entreguem o que você está precisando. Intercalar produtos pode ser a solução neste caso.

Além de Usar a Máscara de Reconstrução, o que Fazer Quando o meu Cabelo Está Elástico?

Sempre que o fio perde sua capacidade de se manter íntegro, com elasticidade normal, isso indica que ele teve um dano químico alto ligado as ligações peptídicas que estão no córtex. Então, é o momento de reconstrução e entregar força aos cabelos.

Minhas indicações de ativos são: 18-MEA, ácido hialurônico, sericina e arginina, produtos que possuem como ativo principal estes componentes irão devolver qualidade e força aos fios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima